Comidas de verão: como não exagerar - Drª Flávia Tessarolo

Comidas de verão: como não exagerar


Com as altas temperaturas do verão, é comum que o nosso corpo reaja de maneira diferente ao que está acostumado nos dias mais amenos. 

Podemos ficar, por exemplo, com uma maior sensação de cansaço, leseira e, em alguns casos, até sentir tonturas e enjoos. 

O suor excessivo também é uma das principais características dessa época do ano, o que faz com que a necessidade de hidratação seja ainda maior. 

E quanto ao que comemos? Exageros com alimentos muito pesados e gordurosos devem ser evitados durante a estação (esqueça a feijoada!), dando prioridade a alimentos leves, frescos e, de preferência, também com grande quantidade de água. 

Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto? 

Continue lendo para saber mais!

Comidas de verão: efeito contrário pode acontecer 

Da mesma forma que podemos ficar um pouco mais enjoados na hora de comer no verão, o efeito contrário também pode acontecer, com uma vontade maior de comer petiscos, guloseimas geladas, como sorvetes e picolés com grande quantidade de gordura hidrogenada, refrigerantes e o famoso chopp zero grau ou a famosa “cervejinha”. 

De um lado, até sentir mais fome no calor é normal, afinal, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna constante. 

No entanto, por outro lado, devemos ter cuidado para não exagerar nos lanches e bebidas calóricas, optando por opções mais saudáveis para saciar a fome.

Hidratação deve ser a sua melhor amiga 

O calor excessivo mata até 15 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

É só ligar o noticiário e ver a quantidade de adultos e crianças que têm perdido a vida por conta das fortes ondas de calor Brasil afora. Um caso recente foi no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, e de duas crianças que foram esquecidas em vans escolares, na capital paulista.

Isso é muito triste e preocupante! 

Por isso, se tem algo que não podemos esquecer durante o verão é sobre a importância da hidratação. 

Às vezes, o que pensamos ser fome, na verdade, é sede. Manter-se bem hidratado ou hidratada é fundamental para o bom funcionamento do corpo, especialmente quando as temperaturas estão nas alturas.

Ao invés de atacar aquela barra de chocolate quando bate a fome, experimente beber um copo de água primeiro. Que tal? 

Geralmente, a sensação de fome diminui quando estamos adequadamente hidratados. 

Além da água, sucos naturais, água de coco e chás gelados são ótimas opções para manter a hidratação. 

Vamos acrescentar à dieta!

Leia também: Verão na menopausa: 5 dicas para sobreviver ao calor

Variedade no prato 

O verão é a época perfeita para desfrutar de momentos ao ar livre, seja na praia, no parque, em restaurantes e bares, ou até no quintal de casa. 

E, claro, eu sei que a comida faz parte desse pacote!

No entanto, para garantir que estamos cuidando do nosso corpo da melhor forma possível, é essencial manter o equilíbrio.

Comer de forma equilibrada é sempre importante, mas sabia que, no verão, podemos aproveitar as frutas e vegetais da estação para trazer mais cor e sabor ao nosso prato? 

Sim! 

Saladas frescas, repletas de ingredientes coloridos, não apenas são visualmente atraentes, mas também proporcionam uma variedade de nutrientes essenciais.

De igual maneira, frutas como melancia, melão, manga, morango e abacaxi são naturalmente hidratantes e perfeitas para os dias quentes. 

Já pensou em juntar todas elas em uma saborosa salada de frutas? E que tal um suco bem gelado dessas e/ou frutas como a laranja e o limão, ricos em vitamina C? Lanches rápidos utilizando essas frutas são super bem-vindos, até mesmo em sanduíches! 

Outros cuidados para ter no verão 

Além da alimentação e da hidratação, outros cuidados também devem ser tomados durante o verão. 

Já pega papel e caneta para anotar tudo ou prepara o print!

  • Prefira roupas leves e claras para permitir a transpiração;
  • Caso esteja com calor, busque o auxílio de leques, ventiladores e/ou ar-condicionados para se aliviar – um bom banho frio também ajuda; 
  • No sol ou fora dele, use e abuse do protetor solar; 
  • Tente se exercitar em lugares climatizados ou, caso sua atividade física seja ao ar livre, aposte em períodos menos quentes do dia, antes das 10h e após 16h.

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre como não exagerar no verão, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!