Conheça seu hábito alimentar - Drª Flávia Tessarolo

Conheça seu hábito alimentar


Se você deseja emagrecer, você precisa conhecer o seu hábito alimentar. Isso é fundamental para o sucesso do tratamento independente do seu caso ser de sobrepeso ou obesidade. O seu médico poderá te ajudar a definir qual é o seu hábito alimentar e, a partir disso, te orientar de forma que você alcance o seu objetivo.

Conhecer seus hábitos alimentares é primordial para o sucesso do seu tratamento

Vamos conhecer os tipos de hábitos alimentares?

Hiperfagia prandial

A Hiperfagia prandial é definida pela ingestão de grande quantidade de alimento durante as principais refeições.

Padrão beliscador

O padrão belicador é o hábito de “beliscar” entre as principais refeições. A pessoa com esse hábito alimentar também possui pouca fomo no café da manhã, almoço e jantar.

Comer emocional

O comer emocional se manifesta diante de situações de estresse e ansiedade. Nesses casos, a pessoa busca o “abraço e o conforto da comida”, geralmente com alimentos de alto teor de carboidratos e gorduras. É a chamada “comida conforto”.

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) ocorre em episódios recorrentes de compulsão alimentar, que são caracterizados
por ingestão em um período limitado de tempo de uma quantidade de alimento maior que a maioria das pessoas comeria em circunstâncias similares.

Nessas horas, é comum o sentimento de falta de controle, associados a três ou mais dos seguintes fatores:

  • Comer muito e mais rápido do que o normal;
  • Comer até sentir-se incomodamente cheio;
  • Comer grandes quantidade quando não está fisicamente faminto;
  • Comer sozinho por vergonha;
  • Sentir repulsa por si mesmo, depressão ou culpa após comer em excesso.

Síndrome alimentar noturna

A Síndrome alimentar noturna são episódios recorrentes de comer noturno, que se manifesta por comer após despertar de um sono ou por consumo excessivo de comida depois de uma refeição noturna.

Após conhecer os possíveis hábitos alimentares, você saberia apontar qual mais se encaixa no seu perfil? Lembre-se que as estratégias nutricionais e medicamentosas de tratamento dependem do reconhecimento do seu hábito alimentar. Converse com seu médico.