Menopausa - Drª Flávia Tessarolo

Menopausa

O que é a menopausa?

Menopausa é o nome dado à última menstruação e seu diagnóstico é dado somente após 1 ano do último período menstrual.

O período que antecede a menopausa chamamos de climatério, quando a mulher começa a ter irregularidades menstruais e menstruação em maior volume.

Qual é a idade da menopausa?

A mulher entra na menopausa entre 45 e 55 anos, em média aos 51 anos.

Menopausa precoce: consideramos menopausa precoce quando ela ocorre antes dos 40 anos.

Menopausa tardia: a menopausa é considerada tardia quando ocorre após os 55 anos.

Quais os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa incluem fogachos, suores noturnos, alterações de humor, insônia, secura vaginal, redução da libido, urgência e ardência urinária.

Além disso, causa ressecamento da pele, ganho de peso, aumento da gordura abdominal, coceira vulvar, dor durante ato sexual, dores musculares e articulares, dentre outros.

Como eu sei que estou entrando na menopausa?

O primeiro sinal é a irregularidade menstrual e aumento do fluxo menstrual.

Qual é o melhor tratamento?

O melhor tratamento para os sintomas da menopausa é a terapia hormonal.

Algumas indicações para seu uso são: fogachos, perda de massa óssea, atrofia vaginal, distúrbios do sono, menopausa precoce e sintomas urinários.

Terapias não hormonais são uma opção para mulheres que possuem contraindicações ou não desejam repor hormônios.

Os fogachos têm tratamento?

O melhor tratamento para os fogachos é a reposição de estrogênio. Tratamentos não hormonais podem ser utilizados em casos de contraindicação ao uso de estrogênio, mas tem eficácia inferior ao mesmo.