Tireoide - Drª Flávia Tessarolo

Tireoide

O que é a Tireoide?

Tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, que se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de adão, popularmente conhecido como “gogó”.

Qual é a função da Tireoide?

A Tireoide é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do organismo, e também no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Quais são os problemas causados pela Tireoide?

Quando a tireoide libera hormônios em excesso, temos uma condição chamada hipertireoidismo, e quando produz hormônios em quantidade insuficiente, o hipotireoidismo.

Os nódulos de tireoide podem ocorrer no hipertireoidismo, hipotireoidismo, ou mesmo em tireoides com secreção hormonal normal.

Os nódulos de tireoide devem ser avaliados pela ultrassonografia, quanto ao tamanho e características ultrassonografias.  Em casos selecionados, uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é indicada.

Aproximadamente 60% dos brasileiros irão apresentar um nódulo de tireoide em algum momento da vida, e apenas 5% desses nódulos são malignos.

Quais os sintomas do Hipotireoidismo e do Hipertireoidismo?

Os sintomas do hipotireoidismo incluem: queda de cabelo, unha quebradiça, cabelos ressecados, pele seca, constipação, distúrbios do crescimento em crianças, dores musculares e articulares, cansaço, sonolência, irregularidades menstruais, esquecimento, intolerância ao frio, dentre outros.

No hipertireoidismo, também podemos ter queda de cabelo, unhas fracas, palpitação, tremores, suor excessivo, intolerância ao calor, perda de peso, apesar de aumento do apetite, insônia, dentre outros.
Tanto no hipo quanto no hipertireoidismo, pode ocorrer o aumento do volume da tireoide, que chamamos de bócio.

Qual é o tratamento para Hipotireoidismo e Hipertireoidismo?

O Hipotireoidismo é tratado com a reposição de tiroxina.

Já o Hipertireoidismo é tratado com drogas antitireoidianas, iodo radioativo ou cirurgia.

Nódulos tireoidianos suspeitos de serem malignos ou de grande volume, são tratados com cirurgia.

Hipotireoidismo engorda?

No hipotireoidismo ocorre uma redução do metabolismo e uma maior retenção de líquidos, que pode levar ao inchaço por todo corpo.

Assim, o hipotireoidismo não tratado, dificulta o processo de emagrecimento, mas é improvável que o ganho de peso em excesso seja decorrente do hipotireoidismo.

Como saber se estou com problema na tireoide?

As alterações da função da tireoide, para mais (hipertireoidismo) ou para menos (hipotireoidismo), são detectadas pela dosagem dos hormônios tireoidianos e do hormônio tireoestimulante no sangue.

Quais são os hábitos que podem prejudicar o funcionamento da tireoide?

O estresse físico e emocional, é um fator que pode ser o gatilho para o aparecimento de disfunções tireoidianas em indivíduos predispostos.

O uso de suplementos de iodo, como lugol, pode induzir hiper ou hipotireoidismo, e está contraindicado.

O que é Tireoidite de Hashimoto?

Tireoidite de Hashimoto é uma inflamação crônica da tireoide de causa autoimune, caracterizada pelo aparecimento dos autoanticorpos Anti TPO e Anti Tireoglobulina.

Pode evoluir com hipertireoidismo na fase inicial, chamada de Hashitoxicose, e hipotireoidismo em uma fase posterior.