Metas para 2024 que não podem faltar no seu planejamento - Drª Flávia Tessarolo

Metas para 2024 que não podem faltar no seu planejamento


À medida que nos aproximamos de um novo ano, é hora de refletir sobre nossa saúde e estabelecer metas que possam transformar positivamente nossa qualidade de vida. 

Para aqueles que lidam com doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas de tireoide e está em determinadas fases da vida como a menopausa, o planejamento cuidadoso de metas é ainda mais fundamental. 

No post de hoje, trouxe algumas metas específicas para 2024 que não apenas podem ajudar a gerenciar essas condições, mas também promover um bem-estar geral da saúde. 

Vamos começar a planejar um 2024 mais saudável desde já! 

Acompanhe a leitura para saber mais! 

Se cobrar menos quanto ao peso

Um dos pilares fundamentais para lidar com doenças crônicas, como obesidade e diabetes, é o gerenciamento de peso e a prática de atividades físicas, como sabemos. 

No entanto, muitos pacientes desistem do tratamento pela demora dos resultados aparecerem, que às vezes ocorre em alguns casos – o que é completamente normal. 

Por isso, minha meta para você se colocar em 2024 é se cobrar menos quanto a isso. 

Coloque, sim, alguns objetivos, mas seja realista e concentre-se na jornada. Com o acompanhamento certo do seu médico endocrinologista de confiança, você verá que os louros virão. 

Em vez de focar em grandes números, pense em pequenas metas mensais, como perder meio quilo por semana, por exemplo. 

É importante lembrarmos que a perda de peso não é apenas sobre estética, mas, sim, sobre melhorar a saúde geral. 

Por isso, tudo no seu tempo!

Ter paciência com os sintomas da menopausa 

Sim, eu sei que entrar na menopausa pode não ser tão legal. 

Essa é uma fase da vida que traz mudanças significativas na nossa saúde física, mental e emocional, com os sintomas mais comuns incluindo fogachos, suores noturnos, alterações de humor, insônia, secura vaginal, redução da libido, urgência e ardência urinária.

Mas tenha paciência! É possível ter qualidade de vida mesmo durante a menopausa!

Com terapia hormonal ou mesmo com terapia não hormonal, indicado para as mulheres que possuem contraindicações ou não desejam repor hormônios, todos esses sintomas podem ser atenuados. 

E mais do que isso, é importante lembrar que determinados sintomas de menopausa como fogachos, suores noturnos, passam na maioria das mulheres. Não há um tempo exato e preciso, isso irá variar de acordo com cada caso, porém, passam. 

Seja mais gentil consigo mesma em 2024!

Lembrar que alimento diet não resolve o diabetes

Uma parcela considerável da população acha que, para tratar o diabetes, é necessário apenas tirar o açúcar da dieta e/ou trocar o alimento comum pelo seu equivalente na versão diet. 

Isso acontece mesmo com quem descobriu a condição de diabético ou diabética recentemente. 

Mas não é bem assim! 

Produtos dietéticos são formulados com restrições em alguns ingredientes, como sal, gordura e açúcar, visando atender às necessidades de dietas que restringem o consumo desses ingredientes. 

Dessa maneira, mesmo os alimentos diet podem não ser considerados saudáveis e ter grandes quantidades de gordura. 

Por isso, mais importante do que fazer essa substituição, é observar os rótulos dos alimentos e as suas respectivas tabelas nutricionais

Quem tem diabetes deve ficar atento ou atenta também à quantidade de carboidratos e fibras presentes nos produtos que consomem. Os carboidratos, por exemplo, têm maior impacto na glicemia, uma vez que se transformam em glicose até 2 horas após a ingestão. 

Fazer check-up anual 

Estabelecer a meta de realizar um check-up anual é um compromisso fundamental para o seu planejamento de 2024. 

Além de poder detectar doenças de forma precoce, você consegue, junto ao seu médico, se acompanhar de perto, desenvolvendo estratégias de cuidado consigo mesmo e tendo, como consequência, uma maior qualidade de vida.

Não sabe por onde começar? 

Converse com seu médico e avalie suas taxas de glicose, função do fígado, rins, hemograma completo e testes de urina e fezes.

Avalie também o funcionamento do seu hormônio da tireóide e a presença/ausência de doenças sexualmente transmissíveis, independente de estar em um relacionamento sério ou não. 

Focar na saúde mental 

Por fim, mas não menos importante, independentemente de condição de saúde específica, se você tem ou não alguma doença crônica, dedicar-se à saúde mental deve ser uma meta importante para 2024. 

Quadros de estresse, ansiedade e depressão podem agravar os sintomas de doenças crônicas. 

Por isso, fica a dica para o ano que vem: busque suporte psicológico e acrescente a atividade física e práticas como a meditação e/ou a ioga em sua rotina. 

Você irá me agradecer!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre as metas para 2024 que não podem faltar no seu planejamento, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!