7 sintomas da menopausa que você não sabia! - Drª Flávia Tessarolo

7 sintomas da menopausa que você não sabia!


A menopausa é uma fase inevitável na vida de muitas mulheres, marcada pela cessação do ciclo menstrual. 

Além dos sintomas mais conhecidos, como ondas de calor e alterações na libido, existem aspectos menos discutidos que podem impactar significativamente a qualidade de vida durante essa transição hormonal. 

Alguns deles, eu trouxe no meu perfil do Instagram – você já me segue por lá? – e, aqui, teremos a oportunidade de aprofundá-los. 

Outros, você irá conhecer hoje!

Tenho certeza que, se você está na menopausa e passando por algum deles, talvez você não faça ideia de que sejam por conta da condição.

Mas, sim, é possível!

Quer saber mais sobre o assunto? 

É só acompanhar a leitura!

O que é menopausa 

Só para não perdermos o costume, lembrando que a menopausa é o nome dado à última menstruação e seu diagnóstico é dado somente após um ano do último período menstrual.

O período que antecede a menopausa é chamado de climatério, e ele acontece quando a mulher começa a ter irregularidades menstruais e menstruação em maior volume.

As mulheres entram na menopausa, no geral, entre 45 e 55 anos, em média aos 51 anos.

Você já faz parte deste grupo ou está se aproximando dele? 

Sintomas da menopausa que você provavelmente nem fazia ideia  

1) Dores articulares

Muitas mulheres não associam dores articulares à menopausa, mas essa conexão é real! 

Durante essa fase, as alterações hormonais podem levar a uma diminuição na produção de colágeno, que é essencial para a saúde das articulações. Assim como também podem levar à diminuição da absorção de cálcio no corpo, este, essencial para os nossos ossos.  

Como resultado disso tudo: dores nas articulações e rigidez.

A dica, nesse caso, é tentar fazer exercícios de baixo impacto para não forçar a articulação, como natação e pilates, além de, é claro, manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D para alívio desses sintomas. 

2) Insônia

A insônia é outro sintoma subestimado da menopausa, muitas vezes atribuída erroneamente ao estresse, à ansiedade ou a outros fatores externos. 

As flutuações hormonais, especialmente a diminuição dos níveis de progesterona, podem impactar diretamente os padrões de sono.

Você sabia disso? 

Como recomendação minha, experimente estabelecer uma rotina de sono consistente, criando um ambiente propício para dormir e considerando técnicas de relaxamento, como a meditação. 

Um chá de camomila ou um suquinho de maracujá para acalmar também é ótimo!

3) Pelos faciais

O crescimento de pelos faciais indesejados é um sintoma que muitas mulheres preferem não discutir abertamente. 

No entanto, durante a menopausa, isso pode, sim, acontecer!

Mas não se desespere: não é algo grave e permanente como o hirsutismo, que precisa entrar com medicação e tudo o mais. Nesse caso, você pode seguir a sua rotina de limpeza e depilação normalmente.  

Mais importante do que isso é você saber que a causa pode estar associada à menopausa. Informação é tudo!  

4) Variações do humor

As oscilações hormonais durante a menopausa também podem desencadear mudanças significativas no humor. 

Quem nunca começou o dia super bem e, passadas algumas horas, já estava querendo voltar pra casa, se enfiar debaixo da cama e nunca mais sair? 

É… Durante a menopausa é comum ficarmos mais irritadas, ansiosas e até mesmo mais depressivas. 

A sugestão aqui é você praticar exercícios para dar vazão a tudo isso que está sentindo – qualquer exercício é melhor do que nenhum! – e tentar buscar uma rede apoio bacana, com amigos, familiares e profissionais voltados para a saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. 

5) Esquecimento

Sim, a menopausa também pode afetar a função cognitiva, ocasionando em lapsos de memória e dificuldade de concentração. 

Esses episódios de esquecimento podem ser frustrantes, mas adotar estratégias para melhorar a memória, como a prática de jogos mentais e a organização de tarefas, pode ser útil. 

Além disso, garantir uma dieta rica em nutrientes essenciais para o cérebro, como ômega-3, pode contribuir para a saúde cognitiva.

Ah! E não podemos esquecer que, é claro, todos esses sintomas podem melhorar também com a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) ou Terapia Hormonal da Menopausa (THM). 

6) Ganho de peso

Ok, esse talvez seja um sintoma com o qual você já ouviu falar e sabe lidar. 

Mais comum, o ganho de peso na menopausa está diretamente relacionado a todas as mudanças que acontecem no corpo de uma mulher e em seu metabolismo. 

Aliás, não só o ganho de peso, como também a perda dele e o reganho posteriormente, no chamado “efeito sanfona”, são sintomas que costumam aparecer em mulheres na menopausa. 

A dica de ouro aqui é você aceitar este momento de uma forma suave e tranquila, pensando que todas as mulheres passam por essa fase, e sabendo que é possível sim emagrecer na menopausa. Com as orientações adequadas de dieta, atividade física e medicamentos quando necessários, conseguimos eliminar os quilos adquiridos.

Um nutricionista pode te ajudar! 

7) Mudanças na pele

Por fim, mas não menos importante, as alterações hormonais provenientes da menopausa  também podem afetar a saúde da pele, levando a uma diminuição na produção de colágeno e elastina. 

Sua pele está mais fina? Ressecada? 

Pode ser efeito, sim, da condição!

Por isso, vale sempre estar com o creminho em dia, a hidratação também – beba bastante água! –  e não se esqueça do protetor solar, combinado? 

Para finalizar 

Independente de ter ou não um ou mais desses sintomas, não deixe de consultar um médico endocrinologista para que ele ou ela te orientem da forma adequada, tudo bem? 

Cada caso é um caso e o que importa é você passar por essa fase da forma mais leve e tranquila possível! 

Agora que você já sabe tudo sobre a menopausa e os seus sintomas incomuns, compartilhe essa informação com aquela pessoa que precisa saber disso. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!