Como diagnosticar e tratar as dores articulares e musculares que surgem na menopausa
Você também sente dores articulares e/ou musculares e está na menopausa?
Saiba que você não está sozinha!
Essas dores são frequentes e comprometem mulheres no período da perimenopausa e pós-menopausa com uma prevalência de 50%, sendo que, para 21% delas, são os sintomas da menopausa que mais incomodam.
Continue lendo para saber mais!
O que são dores articulares
As dores articulares são desconfortos ou dores que ocorrem, como o nome pode adiantar, em uma ou mais articulações do corpo, como joelhos, ombros, punhos ou quadris.
Essas dores podem resultar de inflamações, desgastes, lesões ou doenças autoimunes, afetando estruturas como cartilagens, ligamentos e tendões.
E engana-se que as suas causas são somente devido à menopausa, viu, pessoal?
Elas ocorrem também entre condições como artrite, artrose, tendinite e em situações como sobrepeso, envelhecimento, esforço repetitivo e infecções.
Leia também: Menopausa pode afetar a saúde bucal
O que são dores musculares
Já as dores musculares são desconfortos ou dores que podem afetar, é claro, qualquer músculo do corpo, resultando de esforços físicos intensos, má postura, estresse, infecções ou condições médicas como fibromialgia, hipotireoidismo e também a menopausa.
Seus sintomas podem incluir de sensibilidade ao toque à rigidez, passando por cãibras e limitação de movimentos.
Muitas vezes, as pessoas acham que tomar apenas aquele analgésico pode fazer efeito suficiente para a sua melhora, mas a questão pode ir além disso, tanto pelo lado de ser algo mais grave, quanto pelo fato de que nem sempre o remédio resolverá tudo.
Toda aquela velha história que já contei por aqui ajuda muito, como ter uma dieta adequada, praticar exercícios físicos e dormir uma boa noite de sono.
Falaremos mais sobre isso ao final do conteúdo novamente.
Por que essas dores surgem ou se intensificam na menopausa
Na menopausa, como sabemos, acontece uma queda na produção de um hormônio muito importante para o corpo feminino: o estrogênio.
O estrogênio tem um papel super importante na manutenção da saúde das articulações e músculos de nós mulheres.
Assim, com a sua diminuição, nossas articulações ficam menos lubrificadas e nosso corpo como um todo mais suscetível a processos inflamatórios – uma vez que o estrogênio também possui propriedades anti-inflamatórias naturais.
Fora isso, a deficiência hormonal contribui para a perda de massa muscular e óssea, contribuindo para quadros de osteopenia/osteoporose e aumentando o risco de dores e fraturas.
Como tratar as dores que vêm com a menopausa
A terapia hormonal é uma das terapias mais indicadas para quem sente muitas dores na menopausa.
Isso porque ela tem um efeito benéfico no tecido ósseo, muscular, no líquido sinovial, que lubrifica as articulações, e na cartilagem articular, melhorando, assim, todos esses sintomas.
Atividade física regular e uma dieta rica em nutrientes, com frutas, vegetais e alimentos anti-inflamatórios, também são recomendados, combinado?
A depender de cada caso, a suplementação, com vitaminas D e cálcio, pode ser igualmente bem-vinda.
Consulte um profissional de saúde especializado para uma avaliação, diagnóstico e tratamento personalizados!
Continue no assunto: 5 dicas para sobreviver ao calor na menopausa
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre as dores que surgem na menopausa, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!