Calor da menopausa atinge até quem já passou dos 80

Calor da menopausa atinge até quem já passou dos 80


Você sabia que os temidos calores da menopausa podem atingir mulheres até os 80 anos de idade ou até mais?

Pois é!

Muita gente imagina que a menopausa é um capítulo que se encerra cedo, mas a realidade é que os fogachos e os outros sintomas que acometem as mulheres nesta época da vida podem acompanhá-las por décadas.

E isso não tem nada a ver com frescura ou “mimimi”, viu? 

Tudo tem uma explicação médica com o seu devido diagnóstico e tratamento!

No post de hoje, eu falo um pouco mais sobre este assunto.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é a menopausa e quais são os seus principais sintomas

A menopausa marca o fim da fase reprodutiva da mulher. 

Tecnicamente, ela é confirmada quando a mulher fica 12 meses seguidos sem menstruar, por volta dos 45 a 55 anos, em média aos 51.

Ela acontece quando o nosso corpo para de produzir estrogênio, o principal hormônio feminino, que tem um papel importante não só no ciclo menstrual, mas também na regulação da nossa temperatura corporal, na saúde óssea, cardiovascular, no sono, humor e muito mais.

Esse processo pode vir acompanhado de sintomas como:

  • calores intensos (fogachos);
  • suor noturno;
  • insônia;
  • ressecamento vaginal;
  • alterações de humor;
  • perda de memória e concentração;
  • entre outros.

Aliás, por aqui, já falamos sobre a relação com outros sintomas que podem vir a surgir também na boca, na pele e articulações e músculos.

Vale a leitura clicando em cada um desses itens!

Por que o impacto pode ir até essa idade

“Mas por que esses calores e sintomas podem continuar até os 80 anos ou, ainda, depois deles, Dra. Flavia?”, você pode estar se perguntando.

O que acontece é que, mesmo muitos anos depois da última menstruação, a baixa crônica de estrogênio ainda pode causar desequilíbrios na regulação térmica do corpo.

Além disso, fatores como sobrepeso, sedentarismo, alimentação desequilibrada e uso de certos medicamentos podem acentuar os sintomas, ainda que depois dos 60, 70 ou até mesmo 80 anos.

Ah, e claro!

Há também o impacto de condições médicas associadas à idade, como hipertensão, diabetes e problemas de tireoide, que podem interferir na forma como o corpo lida com o calor e o estresse térmico.

Leia também: Brain Fog: névoa cerebral na menopausa

Os riscos da menopausa na terceira idade

Quando os sintomas persistem por tanto tempo, eles não apenas incomodam, como podem afetar seriamente a qualidade de vida de nós, mulheres, em especial na terceira idade.

O calor excessivo, por exemplo, pode atrapalhar o sono, causar irritabilidade e cansaço excessivo, dificultar a prática de exercícios físicos e até mesmo aumentar o risco de desidratação e de queda da pressão arterial, principalmente em dias muito quentes.

Além disso, a deficiência hormonal prolongada pode favorecer a perda óssea, muscular e aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

Bastante coisa, não é mesmo? E coisa séria!

Ou seja: a menopausa tá longe de ser “coisa do passado”!

Como tratar a menopausa a partir dos 60 anos

A boa notícia é que, com o acompanhamento médico adequado, é possível reduzir os sintomas e melhorar muito a qualidade de vida, mesmo após os 60 anos e até os 80 ou mais.

A Terapia Hormonal da Menopausa (THM), por exemplo, pode ser uma opção para muitas mulheres, mas também existem os tratamentos não hormonais, com suplementações específicas e mudanças no estilo de vida, que sempre podem ajudar bastante, em qualquer fase da vida.

Ter uma alimentação leve, rica em frutas e vegetais, alinhada à prática de atividade física e ao controle do estresse são práticas que podemos ter durante toda a nossa trajetória, concorda? 

Infelizmente, com a correria do dia a dia, acabamos por não dar o devido valor, mas é importante que, ao menos, tentemos. 

Outra dica que gosto de dar para as minhas pacientes é com relação às roupas e à hidratação

Usar as mais leves, claras e soltas, e estar com a garrafinha de água em dia é uma das melhores coisas que você pode fazer por você durante a menopausa!

Continue no tema: Sangramento na menopausa: causas e formas de tratamento 

Converse com seu médico endocrinologista de confiança

Não importa a idade: se você sente que a menopausa ainda impacta sua vida, você pode e deve procurar ajuda!

Lembrando que cada mulher é única e o tratamento deve ser individualizado, considerando histórico médico, sintomas e estilo de vida.

Não pense que o tratamento da sua amiga, irmã, filha ou prima pode ser o mesmo que o seu, combinado? 

Na dúvida, fale com seu médico endocrinologista de confiança

Ficar bem na maturidade é um direito seu!

Entre em contato comigo!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o calor da menopausa até a terceira idade, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!