Novembro Azul Diabetes: saiba mais sobre a campanha
Você sabia que o mês de novembro é também um mês de prevenção ao diabetes?
Sim!
Além da campanha mais conhecida de Novembro Azul, que visa prevenir e combater o câncer de próstata nos homens, existe também o Novembro Azul Diabetes, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Quer saber mais? É só continuar a leitura!
O que é como surgiu a campanha Novembro Azul Diabetes
O Novembro Azul Diabetes surgiu em consonância com o Dia Mundial do Diabetes, comemorado anualmente no dia 14 de novembro.
A data foi criada, em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o diabetes, seus desafios e a necessidade de prevenção e tratamento eficazes.
Entretanto, ela se tornou oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) somente em 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225.
Na época, o dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina, em 1921.
Legal, né?
Você sabia dessa história e origem da data?
No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pela Dra. Dhianah Santini.
+ Leia também: Diabetes no homem afeta a vida sexual? Entenda
Novembro Azul Diabetes: tema deste ano
Em todo mundo, não só no Dia Mundial do Diabetes, como em todo o mês, dentro da campanha Novembro Azul Diabetes, são promovidos eventos educativos, palestras, intervenções externas e atividades de conscientização e divulgação de informações sobre o diabetes.
Neste ano, o tema escolhido para ilustração da campanha foi “Educar para Proteger o Futuro”, mas, vale lembrar, ele está incluso dentro do tema “Prevenção do diabetes tipo 2 e das complicações relacionadas com o diabetes”, foco do Dia Mundial da Diabetes 2021-23.
Segundo o seu site oficial, os objetivos para a ação são:
- Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
- Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
- Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
- Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
- Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
- Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.
Dados sobre o diabetes
O diabetes é uma doença que afeta 463 milhões de pessoas em todo o mundo e 16 milhões somente no Brasil.
É causada pela falta de produção ou pela ação ineficaz da insulina devido a vários fatores, o hormônio que regula o açúcar no sangue, fornecendo energia ao corpo.
Quando a insulina não funciona corretamente, o açúcar no sangue aumenta, levando à doença.
Segundo dados do IDF Atlas 10ª edição/2021, a cada 5 segundos, 1 pessoa morre por consequências do diabetes em todo o mundo.
+ Continue no assunto: Diabetes e visão: 8 dicas para evitar complicações
Tipos de diabetes
Existem três tipos principais de diabetes:
Diabetes tipo 1: Cerca de 10% dos casos, onde o corpo não produz insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 precisam de injeções de insulina ao longo da vida.
Diabetes tipo 2: Cerca de 90% dos casos, associado a fatores como histórico familiar, excesso de peso e outros
Diabetes gestacional: A intolerância à glicose durante a gravidez, podendo causar complicações para a mãe e o bebê.
Diabetes tem cura?
O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado com atividade física, alimentação saudável e, em alguns casos, medicamentos específicos.
Geralmente seus sintomas incluem fome excessiva, sede constante, visão embaçada, fraqueza, perda de peso e micção frequente. Esses sinais geralmente aparecem com níveis de açúcar acima de 180.
A maioria das pessoas com diabetes não apresenta sintomas, e vivem com a condição de seis a oito anos sem saber.
Por isso, as complicações crônicas do diabetes podem estar presentes no seu diagnóstico e podem ser evitadas com diagnóstico e tratamento precoce.
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre o Novembro Azul Diabetes, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!