Entenda a menopausa precoce - Drª Flávia Tessarolo

Entenda a menopausa precoce


Você sabia que a menopausa não é assunto somente para mulheres entre 45 e 55 anos?

Muitas vezes, ela pode ser assunto para as mais jovens também! 

Por isso, no post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a menopausa precoce, que acomete milhões de mulheres com menos de 40 anos.

Continue a leitura para saber mais!

O que é a menopausa precoce?

Como te conto em nossa página principal sobre a menopausa, uma das áreas de atuação do meu consultório, a menopausa é o nome dado à última menstruação. 

Com diagnóstico feito somente após um ano após o último período menstrual, uma mulher costuma entrar nela entre 45 e 55 anos – em média, aos 51. 

No entanto, existem os casos de menopausa precoce, ou seja, quando a condição chega alguns anos antes na mulher. 

Assim, consideramos menopausa precoce quando esta ocorre antes dos 40 anos. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de mulheres no Brasil sofrem com o problema, em um total de 7,9% da população feminina. 

Quais são as causas da menopausa precoce? 

Existem algumas causas para a menopausa precoce. 

Veja:

  • Cirurgias para retirada dos ovários ou parte deles;
  • Radioterapia e quimioterapia;
  • Doença autoimune do ovário, a ooforite autoimune, muitas vezes associada a doenças de tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto;
  • Alterações cromossômicas, como Síndrome de Turner;
  • Doenças genéticas como Síndrome do X-frágil, uma doença ligada ao cromossomo X.

Existe risco de demência na menopausa precoce? 

A menopausa precoce reduz muito a qualidade de vida da mulher. 

Além disso, aumenta o risco de osteoporose em sete vezes e de doenças cardíacas em quatro vezes.

Outro risco também existente é o de demência. Sim, ele existe, respondendo à pergunta deste tópico.  

Um grande estudo científico, realizado com mulheres do Reino Unido, demonstrou que aquelas que tiveram menopausa precoce tiveram um risco 35% maior de desenvolver demência tardiamente na vida.

Esse resultado foi obtido ao comparar as mulheres que tiveram menopausa precoce com as mulheres que entraram na menopausa em torno de 50 anos.

Como ter uma vida mais saudável durante a menopausa precoce? 

Os hábitos que cito abaixo são fundamentais para qualquer pessoa em qualquer fase da sua vida. 

Mas, para as mulheres que tiveram/têm menopausa precoce, essas cinco dicas e atividades proporcionam, a longo prazo, uma vida mais saudável, inclusive com redução no risco de demência.

Vamos lá? 

1) Fazer exercício físico regularmente 

O corpo foi feito para se movimentar! 

Praticar exercícios não só fortalece os ossos e músculos, que podem ficar mais frágeis após a menopausa precoce, como também ajuda a proteger o coração e manter o cérebro em forma. 

Você pode optar por caminhada, musculação, natação, exercícios aeróbicos, pilates, spinning, hidroginástica… 

A lista é extensa e ainda te ajuda a liberar endorfina, auxiliando a controlar sintomas como ansiedade, irritabilidade e até os famosos fogachos!

2) Manter-se intelectualmente ativa

Assim como o corpo, o cérebro também precisa de treino.

Ler um livro, aprender um novo idioma, fazer palavras cruzadas ou até mesmo começar um curso são formas de manter a mente sempre em atividade. 

Esse tipo de estímulo protege contra o declínio cognitivo e pode reduzir o risco de demência a longo prazo nas mulheres com menopausa precoce. 

3) Não fumar e evitar bebidas alcoólicas

O cigarro é um dos maiores inimigos da mulher em qualquer fase da vida, mas na menopausa precoce ele representa um risco ainda maior. 

Isso porque fumar aumenta a perda de massa óssea, acelera o envelhecimento da pele e multiplica as chances de doenças cardíacas, podendo até antecipar a menopausa em algumas mulheres.

O mesmo vale para as bebidas alcóolicas. Não é sobre parar de beber, mas o consumo frequente de álcool pode trazer consequências sérias para quem passa por uma menopausa precoce.

Em excesso, o álcool pode interferir no metabolismo, atrapalhar o sono e aumentar a perda de cálcio nos ossos, facilitando o desenvolvimento da osteoporose. 

Sem falar no impacto sobre o fígado, no risco cardiovascular e no efeito negativo para o controle de peso…

Fique ligada!

4) Manter um peso saudável

Após a menopausa, o corpo tem uma tendência maior a acumular gordura abdominal, aquela barriguinha que parece não ir embora nunca. 

O problema é que esse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares e inflamações no corpo. 

Dessa maneira, cuidar da alimentação, praticar atividade física e cuidar da qualidade do sono, do controle do estresse e tudo o mais que já trouxemos no post de hoje, ajudam não só na balança, mas também no equilíbrio hormonal e na disposição para a rotina. 

5) Realizar a Terapia Hormonal da Menopausa 

Caso não haja contraindicações, um passo muito importante para uma vida mais saudável durante a menopausa precoce é a realização da Terapia Hormonal da Menopausa

Com a reposição de hormônios adequada, a tendência é que sintomas comuns deste período, como a perda da massa óssea, os fogachos e suores noturnos, o ressecamento vaginal, entre outros, cessem ou diminuam, devolvendo qualidade de vida à mulher. 

Lembrando que não existe uma única fórmula e cada caso deve ser avaliado com cautela e de forma individual. 

O endocrinologista é o médico responsável por avaliar isso tudo. Converse com o seu ou entre em contato comigo!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre a menopausa precoce, envie este conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!