Fazer natação é bom para quê? Confira 10 benefícios do esporte

Fazer natação é bom para quê? Confira 10 benefícios do esporte para a saúde


No dia 08 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Natação, data criada para a promoção do esporte em todo o Brasil. 

Vamos relembrar como ele foi criado e conferir mais sobre os seus benefícios? 

Acompanhe a leitura!

Como tudo começou 

Segundo os registros históricos, a prática da natação pelo ser humano vem desde a pré- história, com a recordação mais antiga sendo datada de sete mil anos atrás, em pinturas rupestres. 

No entanto, a natação como um esporte organizado e competitivo tem uma história mais recente.

Na Grécia Antiga, a natação era considerada uma parte importante da educação física e era frequentemente praticada como uma forma de treinamento para atletas. 

Já na época romana, o esporte era visto como uma forma de exercício e recreação e era frequentemente praticada em banhos públicos.

No século XIX, a natação moderna como esporte competitivo começou a se desenvolver na Europa e na América do Norte, com a criação de organizações e competições de natação. No Brasil, a atividade física veio com a fundação da União de Regatas Fluminense, mais precisamente no dia 31 de julho de 1897. 

O primeiro campeonato mundial de natação foi realizado em 1973, e desde então a natação tem sido um dos esportes mais populares em todo o mundo.

Bacana, não é? 

Agora que você já sabe um pouco mais do contexto histórico, vamos ao principal assunto deste post: os 10 benefícios que a natação oferece para a sua saúde e a do seu corpo!

Continue no assunto: Os 8 melhores exercícios para emagrecer

Os principais benefícios da natação

1) Melhora a nossa saúde cardiovascular

A natação é uma atividade aeróbica que pode contribuir na saúde do coração e dos pulmões. 

Isso ocorre porque a natação aumenta a capacidade do coração e dos pulmões de fornecer oxigênio para o corpo, o que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular.

2) Reduz o risco de doenças crônicas

Com a melhora da saúde cardiovascular, o esporte contribui, consequentemente, na redução do risco de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade, sendo um excelente exercício físico para o tratamento de ambas.

3) Fortalece os músculos 

A natação é uma atividade que trabalha todos os principais grupos musculares do corpo, incluindo os braços, pernas, abdômen e costas. 

Isso pode ajudar a fortalecer esses músculos e a melhorar a força e o condicionamento físico geral!

4) Melhora a flexibilidade

Falando em condicionamento físico, a natação pode aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, o que é importante para manter o corpo saudável e prevenir lesões. 

Além disso, a água proporciona certa resistência suave, que também contribui na mobilidade da pessoa. 

5) Alivia o estresse

Nadar pode ser uma forma eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade, pois o movimento do corpo na água pode ser calmante e relaxante. 

Ainda, como qualquer outro tipo de exercício físico, a atividade aumenta a produção de endorfina, um dos hormônios que leva ao alívio de tensões musculares, promove o controle da dor e é responsável por fazer com que a experiência da atividade física se torne mais prazerosa.

6) Ajuda na postura 

A natação é uma atividade que envolve a extensão e a flexão de todo o corpo humano.

Além de trabalhar os músculos das costas e ajudar a prevenir dores, contribui para a postura correta e com menos riscos à saúde.

7) Recupera lesões de forma mais rápida 

Nadar é uma forma de exercício de baixo impacto que pode ser uma ótima opção para pessoas que estão se recuperando de lesões. 

Isso ocorre porque a água proporciona um ambiente que pode ajudar a reduzir a pressão nas articulações e nos músculos, permitindo uma recuperação mais rápida.

8) Melhora a saúde mental

Como vimos anteriormente, o esporte também alivia o estresse e isso, consequentemente, tem efeito em toda a saúde mental de quem o pratica. 

A atividade pode melhorar a autoestima e a confiança, sendo útil até mesmo para a redução no número de crises de ansiedade e depressão que alguém possa vir a apresentar. 

9) Ajuda a manter um peso saudável

A natação é um tipo de exercício aeróbico que pode ajudar a queimar calorias e a manter um peso saudável.

Se você precisa perder peso e não se vê praticando academia ou artes marciais, por exemplo, o esporte pode ser uma excelente opção para começar, dependendo da recomendação do seu médico. 

10) Pode ser praticada em qualquer idade

A natação é uma atividade física que pode ser praticada em qualquer idade, desde bebês até idosos. 

Isso se deve ao fato de que a natação é uma atividade de baixo impacto, como comentamos anteriormente, que não coloca pressão excessiva nas articulações e nos ossos, o que pode tornar a atividade acessível e segura para pessoas de todas as idades.

Para bebês e crianças, a natação pode ser até uma forma divertida de desenvolver habilidades motoras, coordenação e confiança na água!

Para finalizar 

Como vimos, a natação é uma atividade física versátil e acessível que oferece inúmeros benefícios para a saúde. 

Desde melhorar a saúde cardiovascular e pulmonar até aumentar a força muscular e a flexibilidade, nadar pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades e habilidades físicas. 

Além disso, o esporte pode ser praticado em qualquer idade, tornando-a uma ótima opção para quem busca uma atividade física segura e eficaz. 

Então, se você está procurando uma atividade física divertida, relaxante e saudável, experimente a natação – você pode se surpreender com os resultados!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!
Leia também: Como nosso metabolismo pode mudar com a chegada do outono