O que é e para que serve a insulinização
Nos dias 22 e 23 de agosto acontece, em Vitória-ES, a II Jornada Capixaba de Diabetes, e a insulinização está entre um dos temas principais de sua programação.
Você sabe o que é isso e qual a sua utilidade no tratamento do diabetes?
No post de hoje, eu te conto.
Acompanhe a leitura!
O que é a insulinização?
Para começarmos, a insulinização é o nome dado ao processo de introdução do uso da insulina no tratamento de pessoas com qualquer tipo de diabetes, como diabetes tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, por exemplo.
Geralmente, ela é recomendada para aqueles pacientes que não estão conseguindo manter os seus níveis de glicose normais somente com a prática de exercícios físicos, dieta e medicação, além de ser fundamental nos pacientes com diabetes tipo 1, que não produzem insulina pelo pâncreas.
A insulinização não costuma ser um tratamento definitivo no diabetes tipo 2, mas, sim, um ponto de virada no cuidado ao diabetes.
Para que a insulinização serve?
Como qualquer tratamento para o diabetes, a insulinização serve para manter o controle glicêmico no paciente.
Mas não apenas isso: ela também protege a função do pâncreas, podendo fazer com que ele até mesmo melhore o seu funcionamento ao longo do tratamento, nas pessoas com diabetes tipo 2, e também para prevenir complicações futuras de uma forma segura e acompanhada.
Normalmente, a insulinização é iniciada com o uso de insulina basal, que reproduz a liberação natural de insulina pelo corpo nos intervalos entre as refeições e atua principalmente bloqueando a produção de glicose pelo fígado.
Esta, costuma ser administrada pela manhã ou à noite, sendo o horário noturno muito apropriado no diabetes tipo 2.
Caso o paciente não apresente melhora, pode-se adicionar uma injeção de insulina rápida ou ultra rápida antes de uma refeição (esquema basal-plus), ou evoluir para o uso da insulina bolus, que, aplicada em todas as refeições, tem como objetivo a redução do pico hiperglicêmico após a alimentação.
Para quem a insulinização é indicada e para quem não é?
A insulinização é indicada, como dito anteriormente, para pacientes com diabetes tipo 2 que não alcançaram o controle glicêmico por meio de dieta, exercício e/ou medicação, mas também para mulheres com diabetes gestacional e é a base do tratamento do diabetes tipo 1.
Do contrário, ela não é recomendada para pessoas que possuem hipersensibilidade à insulina ou a qualquer um de seus componentes.
Vale pontuar, ainda, que a hipoglicemia é uma preocupação comum durante a insulinização do paciente com diabetes.
Para evitá-la, portanto, é importante ter atenção com atrasos ou omissão de refeições, uso de doses elevadas de insulina ou outros medicamentos e consumo excessivo de álcool.
Tratar adequadamente condições como hipotireoidismo e insuficiência renal e hepática também é recomendado, combinado?
Insulinização x insulinoterapia
“E Dra. Flavia, qual é a diferença entre insulinização e insulinoterapia?”, você pode estar se perguntando.
A resposta é simples: a insulinoterapia diz respeito a qualquer uso terapêutico de insulina, seja por injeções múltiplas diárias ou por bombas de infusão, ou seja, não necessariamente por insulinização.
Já a insulinização é como se fosse um “tipo” de insulinoterapia e tem a ver com o momento em que o médico decide começar a “insulinizar” o paciente.
Compreendido?
As principais vantagens da insulinização
- Melhora rápida do controle glicêmico
- Redução da hemoglobina glicada
- Diminuição da glicemia de jejum
- Preservação da função das células beta
- Redução da glicotoxicidade
- Prevenção de complicações microvasculares
- Flexibilidade nos horários das refeições
- Maior eficácia em comparação a antidiabéticos orais isolados
- Redução da inércia terapêutica
- Melhoria da qualidade de vida
Insulinização deve ser acompanhada por um médico
Por mais eficaz que seja, a insulinização é um tratamento que deve ser feito sempre com o acompanhamento do seu médico endocrinologista de confiança.
Somente ele ou ela terão a expertise necessária para entender o seu caso, de forma individualizada e personalizada, e indicar o início da mesma.
Nada de fazer isso por conta própria, certo?
Caso tenha dúvidas, estou à disposição para te ajudar!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre o que é e para que serve a insulinização, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
