Diabetes na gestação: cuidados que as grávidas devem ter

Diabetes na gestação: cuidados que as grávidas devem ter durante o período


Deixa eu adivinhar: você nunca teve diabetes, mas, ao engravidar e fazer a sua medição de glicose, descobriu que ela estava alta? 

Calma, não se desespere!

A condição, apesar de não ser tão comum – apenas 5% das mulheres grávidas a desenvolvem – pode acontecer. E não é o fim do mundo, viu?

No post de hoje, eu te explico melhor como funciona o diabetes mellitus gestacional e o que você pode fazer para se cuidar nessa fase cheia de mudanças hormonais, corporais e mentais. 

Continue lendo para saber mais!

Entendendo o diabetes na gestação ou diabetes gestacional 

O diabetes na gestação, diabetes gestacional ou diabetes mellitus gestacional é um tipo de diabetes que, como podemos imaginar, ocorre durante a gravidez. 

Normalmente, ele acontece quando o corpo da mulher não consegue produzir ou utilizar a insulina de forma eficaz durante a gestação. A insulina, apenas para que você entenda do que estou falando, é um hormônio que transforma a glicose do nosso corpo em energia para ele. 

Assim, sem esse processo funcionando da forma adequada, a grávida pode ficar com a glicose alta no sangue, e esta, por sua vez, pode passar para o bebê, por meio da placenta.

Para que você seja diagnosticada com diabetes gestacional, é preciso que a sua glicemia esteja maior que 92 mg/dl ou igual a este valor, no início da gestação ou em jejum após 24 semanas. 

Após uma e duas horas de sobrecarga de 75 g de dextrosol, um tipo de açúcar concentrado, também depois desse tempo de gestação (de 24 a 28 semanas), ela deve estar maior ou igual a 180 mg/dl (uma hora) e 153 mg/dl (duas horas), respectivamente.

Os riscos para as mães e para os bebês 

Não ter o diabetes gestacional sob controle durante esta época da vida da mulher pode causar diversas complicações e riscos para a mãe e o bebê, como:

  • Aumento do risco de pré-eclâmpsia
  • Parto prematuro
  • Bebê grande para a idade gestacional
  • Hipoglicemia neonatal
  • Diabetes tipo 2 para a mãe após a gestação

Além disso, na mãe, existe um risco maior de hemorragia pós-parto, que pode levar até mesmo à morte, enquanto, no bebê, podemos ter quadros de icterícia, quando a sua pele fica amarela, problemas de respiração e também risco de morte. 

Mulheres com familiares com histórico de diabetes e mulheres com obesidade possuem mais predisposição a desenvolver o diabetes na gestação. 

Portanto, se você está grávida e se encaixa em uma dessas categorias, vale ficar de olho e controlando a sua glicose com frequência.

Principais dicas e cuidados para as gravidinhas 

“Dra. Flavia, estou com diabetes gestacional. E agora? O que eu faço?”.

O tratamento do diabetes nessa época da vida não se difere do que seria recomendado em qualquer outra fase. 

Alimentação saudável e atividade física compõem uma dupla indispensável para todas as pessoas, incluindo as gravidinhas.  

Não dá para exagerar na atividade física, como sabemos, mas você pode optar por atividades mais leves, como yoga, natação, hidroginástica, caminhada…

Se for necessário o uso de algum tipo de medicamento para manter a glicose controlada, bem como a aplicação de insulina, pode ficar tranquila que a equipe que te acompanha irá te sugerir isso, com a indicação dos melhores lugares para tomá-la – nunca se automedique, combinado?

Também como outros pacientes com diabetes, você deverá ter um glicosímetro à sua disposição para medição da glicose. Existem diversas opções disponíveis no mercado, com bom custo benefício. 

Em caso de dúvidas, você pode perguntar para o seu médico qual a melhor delas de acordo com o seu caso. 

No mais, é esperar o/a neném vir com muita saúde e estar pronta, junto com sua família, para dar muito amor a ele/ela!

Para finalizar 

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!

Continue no assunto: Obesidade controlada: você já ouviu falar?