Hormônios da tireoide: quais são, para que servem e quais os níveis ideais
Glândula endócrina fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, a tireoide é responsável pela produção de três hormônios, a tri-iodotironina (T3), a tiroxina (T4) e a calcitonina.
Vamos entender um pouco mais sobre eles hoje?
É só continuar a leitura!
Conheça os três hormônios da tireoide
1) Tri-iodotironina (T3)
A T3 é um hormônio tireoidiano formado pela junção do aminoácido tirosina com três átomos de iodo, daí o nome tri-iodotironina.
Ela pode ser produzida diretamente pela tireoide ou gerada pela conversão do T4 (tiroxina), que explicaremos em seguida, em T3, em tecidos como fígado, rins e músculos.
A tri-iodotironina é considerada a forma mais ativa e potente dos hormônios da tireoide, atuando em praticamente todas as células do corpo.
O hormônio:
- Aumenta o metabolismo celular;
- Regula o gasto de energia;
- Modula a produção de calor, controlando a temperatura corporal;
- Estimula as atividades do coração e de outros sistemas do nosso corpo;
- Ajusta o uso de oxigênio;
- Coordena o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Qual é o nível ideal de T3?
O nível ideal de T3 varia, mas, para adultos, o T3 livre (que mede a fração ativa do hormônio) geralmente fica entre 2,3 a 4,2 pg/mL ou 2,0 a 7,0 pmol/L, enquanto o T3 total (função ativa e proteínas) pode estar entre 80 a 200 ng/dL, sempre dependendo do laboratório e da faixa etária.
2) Tiroxina (T4)
Já a T4 ou tiroxina é o hormônio tireoidiano que mais circula no sangue e serve, principalmente, como “estoque”, para ser convertido em T3.
Como o nome pode adiantar, a T4 é formada por quatro átomos de iodo e ajuda a determinar a taxa metabólica basal, ou seja, quanta energia o corpo gasta em repouso para manter funções vitais.
Este também é um hormônio que participa:
- Da regulação da temperatura corporal;
- Do crescimento e do desenvolvimento em crianças e adolescentes;
- Do funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso.
Qual é o nível ideal de T4?
A produção de T4 é estimulada pelo TSH (hormônio tireoestimulante), da hipófise, que aumenta ou diminui conforme os níveis de T4 no sangue sob um mecanismo de feedback.
Para adultos, o T4 livre geralmente fica entre 0,8 a 1,8 ng/dL, enquanto o T4 total varia de 4,5 a 12,0 µg/dL, com esses valores podendo mudar um pouco por laboratório ou faixa etária.
O mais importante é a interpretação médica deste exame, junto com o TSH, que geralmente varia entre 0,5 e 5,0 mUI/L (ou µU/mL).
3) Calcitonina
Por fim, a calcitonina é o último principal hormônio produzido pela tireoide.
Sua função central é participar da homeostase do cálcio, ajudando a manter os níveis desse mineral no sangue dentro de uma faixa adequada.
Com atuação principalmente nos ossos e nos rins, quando o cálcio no sangue está elevado, portanto, a calcitonina reduz essa concentração.
Para isso, ela inibe a reabsorção óssea (diminui a atividade dos osteoclastos) e favorece que o cálcio seja depositado nos ossos e eliminado pelos rins.
Do contrário, ou seja, quando o cálcio no sangue está baixo, quem atua é o PTH ou paratormônio, que aumenta essa concentração.
Qual é o nível ideal de calcitonina?
Os valores de referência da calcitonina em adultos variam de acordo com o tipo de exame realizado.
No exame de calcitonina basal, os valores considerados normais são menores que 8,4 pg/mL para homens e menores que 5 pg/mL para mulheres.
Já no teste provocativo de calcitonina, resultados abaixo de 30 pg/mL são considerados normais, valores entre 30 e 99 pg/mL são classificados como indeterminados e valores acima de 100 pg/mL são considerados positivos.
Como anda a saúde da sua tireoide?
O texto de hoje teve como objetivo apresentar os hormônios da tireoide, mostrar para que eles servem e quais os seus níveis de referência, assim, não vamos nos alongar muito.
No entanto, você pode (e deve) consultar estes outros conteúdos do blog para entender mais sobre a sua tireoide e a respectiva saúde dela:
- 10 sinais de que a sua tireoide não está bem
- Quais são as principais doenças da tireoide?
- Doenças da tireoide: 5 maneiras de preveni-las
- Entenda a famosa Tireoidite de Hashimoto
Clique e confira!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre os hormônios da tireoide, envie este conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!
