Doenças da Hipófise - Drª Flávia Tessarolo

Doenças da Hipófise

O que é hipófise e para que serve?

Hipófise é uma glândula endócrina localizada na base do crânio, em uma região chamada sela turcica.

Ela produz hormônios que controlam a função da tireoide, supra-renais, ovários, testículos, além de hormônio do crescimento, hormônio antidiurético e prolactina, que é responsável pela produção de leite pelas mamas.

Qual é o hormônio da hipófise?

São vários os hormônios produzidos pela hipófise: ACTH (hormônio corticotrópico); TSH (hormônio tireotrópico), LH (hormônio luteinizante), FSH (hormônio folículo estimulante), prolactina, ADH (hormônio antidiurético), GH (hormônio do crescimento).

Quais são as doenças da hipófise e quais os seus sintomas?

A hipófise pode ser acometida por tumores benignos, chamados adenomas. Na maioria das vezes, são adenomas não funcionantes, ou seja, não produzem hormônio. A presença de sintomas, depende do tamanho do tumor, que pode levar a compressão do tecido hipofisário normal e provocar disfunção hormonal, ou sintomas compressivos locais, como compressão do nervo óptico.

Os adenomas funcionantes provocam síndromes de excesso hormonal. São elas:

– Acromegalia: excesso de hormônio de crescimento no adulto, que se manifesta com crescimento de mãos e pés, nariz largo, aumento de lábios e língua, suor excessivo, dores articulares, fronte proeminente. Além disso, pode provocar diabetes, hipertensão arterial, aumento do coração.
Quando o excesso de hormônio de crescimento se manifesta na infância, provoca o gigantismo.

– Doença de Cushing:

Causada pelo excesso da produção de ACTH, que leva ao excesso de produção de cortisol pelas supra-renais.

Com isso, ocorre ganho de peso, face arredondada, que chamamos fácies de lua cheia, acúmulo de gordura abdominal, no dorso, estrias violáceas largas, hipertensão, acne, dentre outros.

Hiperprolactinemia:

Ocorre aumento da produção de prolactina, que se manifesta com amenorreia (falta de menstruação), galactorreia (saída de leite das mamas), redução dos níveis de testosterona, levando a disfunção erétil, dentre outros.

O que pode causar um tumor de hipófise?

Os tumores de hipófise de importância clínica, não tem fator predisponente, exceto na Neoplasia Endocrina Multipla tipo 1, uma rara doença familiar.