Quais são as principais doenças da tireoide? - Drª Flávia Tessarolo

Quais são as principais doenças da tireoide?


Responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, que atuam regulando todo o nosso organismo e também são fundamentais no crescimento de crianças e adolescentes, a tireoide é uma glândula muito importante para a saúde. 

Quando desregulada, alguns sintomas podem aparecer no corpo e ocasionar até mesmo doenças graves, como o câncer de tireoide. 

Vamos saber um pouco mais sobre quais são as principais doenças da tireoide, seus sintomas e como tratá-las?

Acompanhe a leitura!

7 principais doenças da tireoide 

1) Hipertireoidismo

Quando a tireoide libera hormônios em excesso, temos uma condição chamada hipertireoidismo.

Sintomas: queda de cabelo, unhas fracas, palpitação, tremores, suor excessivo, intolerância ao calor, perda de peso, apesar de aumento do apetite, insônia, dentre outros, além do surgimento de nódulos – apenas 5% deles são malignos, fique tranquilo(a).

Como tratar: o hipertireoidismo costuma ser tratado com drogas antitireoidianas, iodo radioativo ou cirurgia. Já os nódulos tireoidianos suspeitos de serem malignos ou de grande volume devem ser tratados com cirurgia. 

2) Hipotireoidismo

Ao contrário do hipertireoidismo, quem desenvolve hipotireoidismo possui uma deficiência na produção dos hormônios tireoidianos, ou seja, eles não são produzidos em quantidade suficiente.

Sintomas: queda de cabelo, unha quebradiça, cabelos ressecados, pele seca, constipação, distúrbios do crescimento em crianças, dores musculares e articulares, cansaço, sonolência, irregularidades menstruais, esquecimento, intolerância ao frio, dentre outros. 

Nele, também podem surgir nódulos, que devem ser avaliados por ultrassonografia. Em casos selecionados, uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é indicada.

Como tratar: o hipotireoidismo deve ser tratado com a reposição de tiroxina.

Leia também: 10 sinais de que a sua tireoide não está bem

3) Tireoidite

A inflamação da tireoide é conhecida como tireoidite. 

Diferente das doenças anteriores, a tireoidite pode surgir até mesmo em casos de infecções virais e intoxicação por determinados tipos de medicação. 

Sintomas: dor ao engolir, dor na tireoide, febre, calafrios, entre outros, podendo até mesmo ser uma condição assintomática.

Como tratar: a tireoidite inicialmente é tratada com o uso de remédios como anti-inflamatórios, glicocorticoides e antibióticos, a depender de cada caso. Em última instância, a cirurgia pode passar a ser também indicada.

4) Tireoidite de Hashimoto

Já a Tireoidite de Hashimoto é conhecida por ser uma tireoidite autoimune, onde a glândula fica inflamada de forma crônica devido ao “ataque” de auto anticorpos contra ela.

Eles não causam dor ou febre, mas “destroem” e mudam a textura da tireoide, que fica cheia de fibroses, ou seja, cheia de cicatrizes.

Sintomas: cansaço, fadiga, sonolência, intolerância ao frio, queda de cabelo, unha quebradiça, pele ressecada, irregularidade menstrual, redução da libido, depressão, humor instável, constipação intestinal e aumento de colesterol, quando as áreas comprometidas não produzem hormônio tireoidiano em quantidade suficiente, evoluindo para hipotireoidismo. Também podemos ter Tireoidite de Hashimoto sem nenhum sintoma, quando a tireoide produz hormônios em quantidade adequada.

Como tratar: com diagnóstico feito por exames de sangue e imagem da tireoide, a Tireoidite de Hashimoto geralmente é tratada através do uso de levotiroxina quando há hipotireoidismo associado.

5) Bócio 

O bócio não é exatamente uma doença, pois pode acontecer em qualquer uma das condições citadas anteriormente, principalmente no hipotireoidismo ou no hipertireoidismo. 

Ele se caracteriza pelo aumento/inchaço da tireoide. 

Sintomas: além dos já citados anteriormente nos casos de hipotireoidismo ou de hipertireoidismo, tosse, rouquidão, dificuldade para engolir ou mesmo respirar (casos mais graves. 

Como tratar: o tratamento do bócio irá variar de acordo com a doença/condição primária. 

6) Doença de Graves

Enquanto a Tireoidite de Hashimoto é uma tireoidite autoimune, a Doença de Graves é uma forma de hipertireoidismo autoimune, onde o sistema imunológico também “ataca” as células saudáveis do organismo, como na Tireoidite de Hashimoto.

Sintomas: além dos mesmos sintomas do hipertireoidismo, pode causar aumento da tireoide, retração palpebral e mixedema, ou seja, um inchaço duro e avermelhado sobre a pele.

Como tratar: além de medicações específicas receitadas pelo(a) médico(a), o tratamento da Doença de Graves comumente é feito a partir do uso de iodo radioativo.

Continue no assunto: Hipotireoidismo de difícil controle: entenda!

7) Câncer de tireoide 

Apesar de raro, com incidência anual de cerca de 7-8 por 100.000 habitantes, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o câncer de tireoide é um tipo de tumor maligno. 

Sintomas: rouquidão, dificuldade para engolir, mudanças na voz, inchaço, quando o tumor é grande o suficiente para comprimir as estruturas ao redor. Mas na maioria das vezes, se manifesta como um nódulo palpável e/ou visível no pescoço, que não provoca sintomas ou é descoberto em exames de imagem de rotina. 

Como tratar: após diagnóstico feito pelo exame PAAF, o câncer de tireoide deve ser tratado a partir de cirurgia, com posterior uso de iodo radioativo, caso haja necessidade, e radioterapia em casos mais agressivos. Alguns podem ser seguidos com vigilância ativa.

Sentiu qualquer um dos sintomas aqui descritos? 

Não hesite em procurar um(a) endocrinologista!

Tireoide é coisa séria!

Entre em contato com a minha equipe e agende sua consulta online ou presencial. 

Aproveite também para conhecer 5 maneiras de prevenir as doenças da tireoide

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre as principais doenças da tireoide, envie este conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!