Hipotireoidismo de difícil controle: entenda! - Drª Flávia Tessarolo

Hipotireoidismo de difícil controle: entenda!


O hipotireoidismo de difícil controle é uma condição de saúde frequente no consultório e que gera muitas dúvidas. Afinal, estamos nos referindo a uma situação em que, apesar de aumentos progressivos da dose do hormônio tireoidiano, o hipotireoidismo “não controla’. Confuso, não é mesmo?

Quando estamos diante de um caso de Hipotireoidismo de difícil controle, devemos ficar atentos, pois algumas situações devem ser investigadas pelo médico especialista.

Listei 5 situações que precisam ser avaliadas com a máxima atenção. Confira!

  1. Uso irregular do hormônio tireoidiano: esquecimentos frequentes levam à piora do controle da doença. Fique atento a isso!
  2. Falta de jejum adequado: o hormônio deve ser tomado no mínimo 30 minutos antes do café da manhã, sendo que quanto maior o jejum, melhor. O motivo é muito simples: o alimento atrapalha a absorção da medicação.
  3. Doenças que prejudicam a absorção do hormônio tireoidiano: é o caso da doença celíaca, gastrite atrófica, verminose e até mesmo infecção do estômago pela bactéria Helicobacter pylori (também conhecida como H. pylori).
  4. Interações medicamentosas com sais de ferro e cálcio
  5. Cirurgia prévia do trato gastrointestinal

O diagnóstico e tratamento adequado dessas situações, melhoram o controle do hipotireoidismo (que até então era de difícil controle). Por isso, nunca deixe de procurar um profissional para te orientar, viu? O médico endocrinologista é o mais indicado.

Afinal, o que é o Hipotireoidismo?

O Hipotireoidismo é uma disfunção de tireoide muito comum, principalmente entre as mulheres. A tireoide é um glândula responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, os quais atuam em todos os sistemas do organismo e também no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Logo, quando a tireoide libera esses hormônios em excesso temos uma condição chamada Hipertireoidismo. Já quando produz hormônios em quantidade insuficiente, temos o Hipotireoidismo.

Em ambos os casos, vários sintomas começam a aparecer indicando que algo não vai bem. Mas, a boa notícia é que existe tratamento. Observe seu corpo e procure um médico se suspeitar de algo.

Fique atento!