Doenças da tireoide: 5 maneiras de previní-las - Drª Flávia Tessarolo

5 maneiras de prevenir doenças da tireoide


Hipotireoidismo, hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite de Hashimoto.

Em comum, o fato de todas elas serem doenças provenientes da tireoide. 

Entretanto, também em comum, são as formas de prevenir que elas apareçam e se desenvolvam na sua vida.

Glândula endócrina com formato de borboleta, a tireoide está situada na parte frontal do pescoço, logo abaixo da laringe, e produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que desempenham um papel vital em todos os sistemas do corpo. 

Vamos, então, conhecer algumas formas de prevenção de patologias na mesma?

Acompanhe!

Evitando os problemas trazidos pelas doenças da tireoide

1) Autoexame

Apesar de muitas doenças da tireoide não apresentarem sintomas, o autoexame pode ser uma primeira maneira, mais simples e fácil, de diagnosticar precocemente um problema e prevenir complicações decorrentes de diagnóstico tardio. 

Isso porque, muitas vezes, o que irá aparecer será um nódulo na glândula, que pode ser 

ser benigno (não cancerígeno) ou maligno (cancerígeno). 

Ainda que essa informação possa assustar em um primeiro momento, os estudos indicam que 60% dos brasileiros irão apresentar um nódulo de tireoide em algum momento da vida, e apenas 5% desses nódulos serão malignos.

Portanto, caso, por meio do autoexame, palpando, por conta própria, a sua garganta e tireoide, você encontre algum, procure ajuda médica para saber a melhor forma de tratamento.

2) Consulta ao endocrinologista

Independente do autoexame, a consulta ao endocrinologista é outra forma de prevenção de doenças da tireoide.

Este profissional é quem solicitará mais exames clínicos para confirmação do diagnóstico, como a dosagem dos níveis de TSH, o hormônio estimulador da glândula.

Um TSH elevado, por exemplo, pode indicar baixa produção de hormônios tireoidianos.

Neste caso, temos o chamado hipotireoidismo.

Se for o caso, o endocrinologista é quem poderá solicitar também uma ultrassonografia.

Mas só caso necessário, ok?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), não existe recomendação para ultrassonografia de rotina para o rastreio da doença em todas as pessoas.

3) Conhecimento do seu histórico familiar

Você sabia que o histórico familiar de câncer de tireoide e a exposição à radiação, principalmente durante a infância e adolescência, podem ser fatores de risco para um câncer de tireoide?

Pois é. 

Por isso, conhecer o seu histórico familiar é uma importante ferramenta para a prevenção das doenças ocasionadas pela glândula. 

Experimente perguntar aos seus pais, avós ou a outros parentes da sua família, como tios e irmãos, sobre algum possível caso de doença da tireoide. 

É um caminho relativamente simples, mas que pode te deixar mais tranquila(o) quanto a possíveis condições.

4) Dieta equilibrada

Manter uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em iodo, zinco e selênio, podem, de igual maneira, contribuir para a prevenção de doenças da tireoide

O iodo, por exemplo, pode ser encontrado em peixes, algas marinhas e laticínios, mas é preciso estar atento à sua deficiência ou excesso no corpo. O uso de suplementos de iodo, como lugol, pode induzir hiper ou hipotireoidismo, e é contraindicado. 

Além disso, vale também praticar exercícios físicos, que contribuem não apenas para uma melhor saúde no geral, como também para o aumento da imunidade, bem-estar e saúde tireoidiana.

5) Menos cigarro e estresse

O cansaço e o estresse físico e emocional podem atuar como um gatilho para o desenvolvimento de disfunções na tireoide em pessoas que já possuem predisposição.

Da mesma forma, o hábito de fumar pode estar associado a um maior risco de desenvolvimento de nódulos na tireoide. 

Por isso, parar de fumar ou evitar o tabagismo pode ajudar na prevenção de doenças na glândula, bem como ter um controle maior da sua saúde mental e emocional, com práticas de meditação ou ioga – além do exercício físico, é claro. 

Fica a dica!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre como prevenir doenças da tireoide, compartilhe essa informação com quem também precisa saber. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!