Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: como surgiu a data e formas de prevenir a condição
O dia 11 de outubro é marcado pela celebração do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
Importante para quem sofre com a condição, mas também para quem gostaria de preveni-la, em meio ao crescente número de casos em todo o mundo, a data conta com o apoio da legislação federal, da classe médica e de órgãos competentes voltados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da doença.
Saiba mais!
Como surgiu o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Instituído pela Lei nº 11.721, de 2008, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade visa, principalmente, a conscientização da população sobre a importância da prevenção da obesidade.
Em todo o Brasil, são realizadas campanhas educativas com o objetivo de reduzir o estigma em torno da condição crônica e do peso de maneira geral, visto comumente como algo negativo e estereotipado.
Não é falta de força de vontade, preguiça ou “mimimi”
Como já trouxe várias vezes por aqui e nas minhas redes sociais, obesidade não é falta de força de vontade, preguiça ou “mimimi”.
Obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que cresce a cada dia e aumenta o risco de muitas outras doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
Além disso, ela pode causar apneia do sono, pedra na vesícula e vários tipos de câncer, como câncer de mama, intestino e endométrio.
É muito mais do que uma questão de medidas, é uma questão de saúde!
Quais os tipos existentes de obesidade?
Para diagnosticar a obesidade, o parâmetro mais utilizado é o Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso de um indivíduo pela sua altura elevada ao quadrado.
Considera-se normal o IMC entre 18,5 e 24,9.
Entre 25 e 29,9, sobrepeso.
Acima de 30 de IMC, consideramos obesidade.
Existem três tipos da doença:
Obesidade grau 1
Quando o IMC está entre 30 e 34,9.
Obesidade grau 2
Quando o IMC está entre 35 e 39,9.
Obesidade grau 3
Também chamada obesidade mórbida: quando o IMC está acima de 40.
Como prevenir a obesidade?
A prevenção da obesidade é similar ao seu tratamento que, em alguns casos, pode precisar de medicamentos antiobesidade, cirurgia bariátrica ou balão intragástrico.
O que é indicado?
1. Uma dieta saudável e equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, com baixo ou nenhum consumo de ultraprocessados, alimentos ricos em açúcar, gordura ou sódio.
2. Prática de exercícios físicos regular. Natação, corrida, musculação, pilates, hidroginástica e outros podem ser algumas sugestões.
3. O controle do estresse aliado a uma boa noite de sono são, de igual maneira, aliados a quem não quer correr o risco de ter obesidade.
4. Do contrário, a ansiedade e a depressão podem ser inimigas da condição. Para se ter uma ideia, ter obesidade aumenta em 55% a chance de ter depressão. Por outro lado, ter depressão aumenta em quase 60% a chance de ter obesidade. O ideal, neste caso, é entender quais são as causas dessas duas condições, de preferência com um especialista em saúde mental, como um psicólogo, e tratá-las.
5. Alcoolismo e tabagismo são outros exemplos de inimigos. De preferência, não faça o uso!
Se cuide: obesidade é coisa séria
Mesmo com os exemplos de tratamento e as formas de prevenção da condição citadas no tópico anterior, é importante ressaltar que cada caso é um caso – e o paciente deve ser examinado de forma individual e personalizada.
O mais indicado é procurar um médico, como o endocrinologista, para que ele consiga analisar o caso da forma correta e sugerir o tratamento adequado.
Se cuide: a obesidade é coisa séria – e a sua prevenção não deve ser restrita à uma única data!
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, serão 700 milhões de adultos com obesidade em todo o mundo. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 31% deste quantitativo pertence ao Brasil – equivalente a um em cada três brasileiros.
Não dê bobeira!
Sua saúde, sua prioridade!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, envie este conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
