Dia do Atleta: 5 recomendações para ter um melhor rendimento

Dia do Atleta: 5 recomendações para ter um melhor rendimento em qualquer esporte


O Dia Nacional do Atleta está chegando!

Comemorado todo dia 21 de dezembro, a data é uma forma de homenagear todos os atletas do Brasil, sejam os que se dedicam profissionalmente, sejam os que se dedicam apenas como hobby e para melhoria da saúde. 

Segundo o Conselho Regional de Educação Física (Cref), a data foi criada pelo ex-presidente do Brasil, Jânio Quadros, por meio do Decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, “como forma de honrar os atletas brasileiros que, com empenho e dedicação, representam o país em competições e elevam a nossa bandeira no mundo”. 

Pensando nisso, separei 5 recomendações que você, enquanto atleta, não pode deixar de fazer caso queira ter um melhor rendimento nos esportes em que pratica. 

Quer saber quais são elas? 

É só continuar a leitura!

1) Trabalhe com metas realistas 

É comum, no meu consultório, aparecerem pessoas que querem perder uma grande quantidade de peso em pouquíssimo tempo ou conquistar massa magra da mesma forma, em poucas semanas ou meses.

Mas, como tudo na vida, devemos trabalhar com metas realistas e possíveis de serem alcançadas por nós mesmos. Isso também vale para quem pratica esportes e é atleta!

Ao definir metas claras, você cria todo um roteiro para o seu progresso, podendo aumentar significativamente sua atenção e foco

Certifique-se de que suas metas sejam, sim, alcançáveis, mas desafiadoras o suficiente para estimular o seu crescimento.

Uma super dica é você quebrar metas grandes em metas menores e mais gerenciáveis! Anotou aí? 

Leia também: Fazer natação é bom para quê? Confira 10 benefícios do esporte

2) Não negligencie o seu descanso 

Em meio à empolgação do atletismo, muitos profissionais acabam deixando a recuperação e descanso de lado. Gente, isso é errado! 

O corpo humano precisa de tempo para se recuperar após esforços intensos, e ignorar essa necessidade pode levar a lesões, fadiga crônica e diminuição do desempenho.

Por isso, incorpore práticas de recuperação, como massagens, alongamentos, banhos de gelo e sessões de relaxamento, em sua rotina. 

Além disso, vale ter uma boa qualidade de sono, pois é durante o repouso que o corpo se regenera e fortalece. A recuperação adequada não é apenas uma estratégia de prevenção de lesões, mas também um fator-chave para otimizar o rendimento atlético, combinado? 

3) Mantenha uma dieta equilibrada

Outra recomendação é você manter uma dieta equilibrada, fornecendo os nutrientes essenciais para o sustento do seu próprio corpo e de suas atividades físicas. 

Carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais devem estar presentes em sua alimentação de maneira adequada. Na dúvida, procure um nutricionista para montar o cardápio perfeito para você e suas necessidades. 

Além disso, não subestime a importância da hidratação, viu?

A desidratação pode prejudicar significativamente o desempenho atlético, levando à fadiga, cãibras musculares e diminuição da capacidade de concentração. 

Mantenha-se hidratado antes, durante e após a prática esportiva, ajustando a ingestão de água de acordo com a intensidade e duração do exercício.

Veja ainda: Afinal, qual é a melhor dieta para a perda de peso? 

4) Invista no treinamento mental 

Pode parecer que não, mas treinar a mente também é fundamental para quem pratica esportes. 

Desenvolver habilidades como concentração e inteligência emocional pode fazer toda a diferença durante uma partida de futebol, por exemplo, ou mesmo uma luta. A mente e o corpo estão interconectados, e um atleta mentalmente forte é mais capaz de enfrentar desafios e superar obstáculos, concorda? 

Além de um acompanhamento psicoterapêutico, ferramentas como a meditação e a yoga podem contribuir e muito para os atletas. 

Aprender a gerenciar o estresse e manter a calma em situações de pressão pode melhorar significativamente o desempenho em competições! 

Você já havia parado para pensar nisso? 

5) Diversifique os seus treinos

Sabia que a monotonia pode prejudicar o interesse e o desempenho no esporte? Pois é!

Desta maneira, para evitar a estagnação, procure diversificar os seus treinos, adicionando novos exercícios, modalidades ou desafios. Isso não apenas mantém as coisas interessantes, mas também estimula o desenvolvimento de diferentes grupos musculares e habilidades.

Além disso, estabeleça um ambiente de treino que te motive. 

Você pode, por exemplo, treinar com amigos, participar de competições até mesmo na sua própria academia, e celebrar cada uma das suas pequenas conquistas, a partir do que colocamos lá na primeira recomendação (metas atingíveis, hein!). 

Lembre-se de que o caminho para a excelência no esporte e no atletismo é uma jornada constante e prazerosa. 1% todo dia! 

A sua saúde agradece! 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre como ter um melhor rendimento no esporte, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!