Entenda como o ciclo menstrual afeta o apetite

Entenda como o ciclo menstrual afeta o apetite


Se você que está lendo esse texto é mulher, com certeza já percebeu como que ciclo menstrual e apetite andam de mãos dadas, não é mesmo? Afinal, toda mulher sabe que em uma determinada fase do mês a fome parece ser incontrolável e surge um intenso desejo por alimentos doces e gordurosos.

Isso é perfeitamente normal! É isso mesmo que você leu! O apetite é afetado pelo ciclo menstrual por conta das flutuações dos hormônios que são produzidos pelos ovários, o estradiol e a progesterona, que afetam diretamente o nosso apetite.

Para entender como que essa situação funciona, precisamos ter em mente que o ciclo menstrual é divido em 3 fases: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. Cada uma dessas fases, apresenta um predomínio de determinado hormônio ovariano, o qual vai impactar diretamente no apetite da mulher.

Vamos entender melhor:

1️⃣ Fase folicular:

A primeira fase do ciclo menstrual, chamada fase folicular, começa no primeiro dia da menstruação e vai até o período ovulatório.

Nela, ocorre produção de estradiol pelos folículos ovarianos. Esse hormônio atinge níveis máximos próximo a ovulação.

O estradiol age diretamente no centro do apetite, reduzindo a fome, que é menor nessa fase do ciclo.

2️⃣ Fase lútea:

Após a ovulação, ocorre redução dos níveis de estradiol e aumento da progesterona. É a chamada fase lútea do ciclo menstrual.

Com níveis máximos de progesterona e baixos de estradiol próximos da menstruação, o apetite aumenta, e temos preferência por doces e alimentos gordurosos.

Comportamentos como sensação de perda de controle e compulsão alimentar também são observados mais frequentemente nessa fase.

Quando essas flutuações dos níveis hormonais, que tem impacto no apetite, prejudicam o bem-estar físico e emocional da mulher, precisamos procurar um especialista para fazer o tratamento adequado.

Existem estratégias nutricionais e medicamentosas que auxiliam nesse controle.😉