Cansaço excessivo pode ser culpa da tireoide?
Você já se perguntou por que, mesmo após uma noite de sono aparentemente boa, você ainda acorda se sentindo cansado ou cansada e sem energia?
Segundo uma pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência, 98% dos brasileiros experimentam algum nível de cansaço físico ou mental.
De forma alarmante, os jovens se destacam como o grupo que relata se sentir mais esgotado: entre os entrevistados com idades entre 20 e 29 anos, impressionantes 99% afirmaram estar exaustos.
O estresse e a agitação do dia a dia foram identificados como as principais causas da fadiga.
Em seguida, surgem a falta de condicionamento físico, questões pessoais, alimentação desequilibrada, inércia, falta de motivação, problemas no ambiente de trabalho e, por fim, questões de saúde.
E, falando em saúde, o que poucos sabem é que esse todo esse quadro de exaustão também pode estar relacionado à tireoide, que, inclusive, também pode causar o efeito contrário: agitação e bastante aceleração.
“Mas Dra. Flavia, como assim? Como uma coisa se relaciona com a outra?”.
É o que eu vou te explicar no post de hoje! Confira!
Relembrando a função da tireoide
Como sabemos, a tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço e responsável pela produção dos hormônios que regulam o metabolismo do nosso corpo, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Esses hormônios influenciam a taxa metabólica, que é a velocidade com que o corpo converte nutrientes em energia e, portanto, atuam em todos os nossos sistemas do organismo. Eles, aliás, também são de extrema relevância para o nosso desenvolvimento quando crianças e/ou adolescentes.
Assim, se a tireoide não estiver funcionando adequadamente, com produção inadequada de T3 e T4, uma série de sintomas pode aparecer, dentre eles o cansaço excessivo.
Leia também: 10 sinais de que a sua tireoide não está bem
Hipotireoidismo x Hipertireoidismo
Em grande parte dos casos, esse cansaço está relacionado ao hipotireoidismo.
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide não produz hormônios suficientes, resultando em uma diminuição do metabolismo (ou taxa metabólica, como comentei acima) e em uma sensação geral de cansaço e fadiga.
Mas não são apenas esses os sintomas do hipotireoidismo, que também incluem queda de cabelo, unha quebradiça, cabelos ressecados, pele seca, constipação, dores musculares e articulares, entre outros.
Por outro lado, no hipertireoidismo acontece o contrário. Ele ocorre quando a tireoide produz hormônios em excesso, acelerando o metabolismo. Lembra lá em cima que eu falei que a tireoide também pode causar aceleração e agitação?
Então! É exatamente desta maneira!
No hipertireoidismo, também podemos ter queda de cabelo, unhas fracas, palpitação, tremores, suor excessivo, intolerância ao calor, perda de peso, apesar de aumento do apetite, e insônia.
Tanto em um, quanto em outro, pode ocorrer o aumento do volume da tireoide, que chamamos de bócio.
Além disso, algumas doenças da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves, também podem desencadear esse cansaço excessivo, se levarem ao hipo ou hipertireoidismo.
Essas condições são disfunções autoimunes, nas quais o sistema imunológico ataca a própria tireoide. Como resultado, ocorrem inflamações e alterações na produção de hormônios, afetando negativamente os níveis de energia.
Saiba mais sobre a tireoidite de Hashimoto neste conteúdo do blog.
O que fazer para manter a saúde da tireoide em dia
“Dra. Flavia, e agora? O que eu faço? Existe tratamento para isso tudo?”
Sim, existe, não precisa ficar preocupado ou preocupada.
O hipotireoidismo é tratado com a reposição de tiroxina, o T4, que te falei lá em cima. Já o hipertireoidismo é tratado com drogas antitireoidianas, iodo radioativo ou cirurgia.
Mas, antes de tudo, que algum sintoma de uma das doenças apareça, você também pode manter a saúde da sua tireoide de diversas maneiras.
Primeiro de tudo, vale ter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais para a tireoide, como iodo, selênio, zinco e vitaminas do complexo B. Alimentos como peixes, castanhas, sementes, frutas e vegetais também são excelentes opções!
Em segundo lugar, o estresse também pode afetar negativamente a sua tireoide – e, consequentemente, o seu cansaço. Que tal praticar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga, exercícios respiratórios e outras atividades que ajudem a reduzir o estresse e promover o seu equilíbrio emocional?
Na hora de dormir, então, é uma maravilha, eu posso te garantir!
E, é claro, em terceiro e último lugar, não se esqueça de tentar manter uma rotina regular de exercícios. A atividade física pode ajudar a equilibrar o metabolismo e promover a saúde geral, inclusive da tireoide, fora que ela também te faz dormir melhor.
Continue no assunto: Mito ou verdade: tireoide dói?
Mas atenção para o alerta
Apesar de tudo que te trouxe até aqui, é importante ressaltar que o cansaço excessivo não é necessariamente um sintoma exclusivo de problemas na tireoide como o hipotireoidismo.
Existem muitos fatores que podem contribuir para a fadiga, como estilo de vida, estresse, deficiências nutricionais e distúrbios do sono.
Portanto, se você está enfrentando um cansaço extremo e prolongado, é fundamental buscar uma avaliação médica completa (abaixo estão alguns dos meus contatos) para identificar a causa subjacente e receber o tratamento adequado, combinado?
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre cansaço excessivo e a sua tireoide, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!
Indicação de leitura: Dica da Dra Flavia: tirar foto do prato de comida ajuda a emagrecer