Semaglutida 2,4 mg e o tratamento para gordura no fígado - Drª Flávia Tessarolo

Semaglutida 2,4 mg é aprovada como forma de tratamento para gordura no fígado


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento para gordura no fígado com inflamação: a semaglutida 2,4 mg.

E isso foi um marco importante para a saúde metabólica!

Vamos saber o porquê?

É só continuar a leitura!

Entendendo mais sobre a medicação e a condição

Sobre a semaglutida 2,4 mg

Como já te contei por aqui, a semaglutida é um agonista do receptor GLP-1, um hormônio que atua no controle do apetite, retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade. 

No caso, a versão de 2,4 mg foi especificamente formulada para tratar a obesidade, devido à sua eficácia na redução de peso.

Mas, além disso, a semaglutida 2,4 mg também demonstrou benefícios importantes na prevenção de eventos cardiovasculares e na eficácia e segurança do tratamento da obesidade em adolescentes a partir dos 12 anos.

Sobre a gordura no fígado

Já a gordura no fígado ou esteatose hepática é uma condição em que há um acúmulo de gordura nas células do fígado – no caso da esteatose hepática metabólica este acúmulo não está relacionado ao consumo de álcool. 

Quando a gordura representa mais de 5-10% do peso do fígado, a condição é diagnosticada, podendo progredir para uma inflamação hepática (antiga esteato-hepatite não alcoólica ou NASH), fibrose e, eventualmente, à cirrose hepática e ao câncer de fígado, com possibilidade de transplante do órgão. 

Ela também pode aumentar, ainda, o risco de diabetes tipo 2, de infarto do miocárdio e de AVCs (derrame cerebral).

Atualmente, 30% da população mundial é atingida pela gordura no fígado.

O que os estudos demonstraram?

A aprovação da Anvisa sobre o uso da semaglutida 2,4 mg no tratamento da gordura no fígado aconteceu depois de muitas pesquisas e estudos. 

Eles demonstraram que mais de 60% dos pacientes reverteram a inflamação e muitos melhoraram a fibrose, sendo este um avanço importante no tratamento de uma doença grave e silenciosa como essa.

A base principal para a decisão ficou a cargo do estudo de fase 3 ESSENCE, que foi dividido em duas partes e incluiu mais de mil participantes.

Um alerta importante 

Apesar da notícia ser excelente para quem sofre com obesidade, sobrepeso, diabetes tipo 2, riscos cardiovasculares e, ainda, com a gordura no fígado, é preciso sempre fazer o alerta.

A medicação não deve ser utilizada sem um acompanhamento médico adequado e individualizado, tampouco sem estar acompanhada de outras estratégias não medicamentosas.

Estilo de vida saudável, dieta balanceada, prática de exercícios físicos, controle do estresse e boas noites de sono ainda devem ser prioridades na vida de qualquer pessoa, com ou sem as condições citadas, não apenas na hora de combater qualquer doença, como também para preveni-las. 

Você tem levado isso a sério na sua vida? 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o uso da semaglutida 2,4 mg como tratamento para gordura no fígado e a aprovação da Anvisa, envie este conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!