8 motivos para tratar o diabetes com insulinoterapia
Já ouviu falar em insulinoterapia?
Tratamento indicado para pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, a insulinoterapia contribui para o atingimento das metas diárias de glicose e evita maiores complicações em decorrência do diabetes.
Existem muitos motivos para tratar os pacientes diabéticos com este tipo de terapia!
Vamos saber quais são eles?
Acompanhe a leitura!
O que é o diabetes
O diabetes é uma doença crônica onde o corpo não consegue controlar a glicose no sangue corretamente, o que acaba por ocasionar o seu aumento.
Por sua vez, a insulina é o hormônio responsável por esse controle, e pode ser pouco produzido ou mesmo ter uma dificuldade de ação no organismo do indivíduo, por diversos motivos.
No Brasil, 16 milhões de pessoas convivem com a condição, de acordo com o Instituto Diabetes Brasil (IDB).
O mês de novembro, por exemplo, além de mês de prevenção e combate ao câncer de próstata com o Novembro Azul, também é lembrado pela conscientização acerca do diabetes, no chamado Novembro Azul Diabetes.
O que é a insulinoterapia
A insulinoterapia, como o nome pode adiantar, acontece quando a insulina faz parte do regime terapêutico do paciente diabético.
Fundamental no tratamento do diabetes tipo 1, em tese, ela poderia ser recomendada para qualquer um que possua diabetes tipo 2, porém, nem sempre isso acontece, pois existem indicações para seu uso, como mulheres grávidas ou pessoas que tenham passado por infecções e, por esse motivo, tiveram descontrole importante do diabetes.
Existem vários tipos de insulina – como a de ação rápida,a intermediária e a prolongada – e diferentes formas de administração, incluindo injeções e bombas de insulina.
Você já conhecia?
Continue no assunto: O que não fazer durante o tratamento do diabetes
Insulinoterapia é para todo mundo?
Na teoria, sim, como dito anteriormente, mas cada paciente deve ser olhado de forma única e personalizada. Em muitos casos, a insulina não é a primeira opção.
A escolha da dose e do tipo de insulina depende de fatores como a rotina alimentar, o nível de atividade física e as necessidades individuais de cada pessoa – no caso, para as mulheres grávidas, como falado no tópico anterior, é essencial, pois protege a saúde da mãe e do bebê.
No entanto, vale pontuar que a insulinoterapia é excelente para evitar complicações a longo prazo associadas ao diabetes, como problemas cardíacos, renais e neurológicos.
Leia também: Pé diabético tem cura?
Motivos para tratar o diabetes com insulinoterapia
Os motivos para o tratamento com insulinoterapia são muitos!
Trouxe aqui alguns deles:
1) Compensa a falta de insulina ou a dificuldade de ação do hormônio no corpo;
2) Controla a glicemia de forma eficaz;
3) Previne complicações a longo prazo, como dito anteriormente;
4) Mantém a energia e o metabolismo do organismo funcionando corretamente;
5) Evita a fadiga e o cansaço excessivo – graças ao número anterior;
6) Controla crises de hiperglicemia, ou seja, quando a glicose está em níveis mais altos do que o normal – diferente da hipoglicemia;
7) Permite ajustes individuais – lembre-se que cada caso é um caso;
8) Protege na gravidez e no diabetes gestacional – já contei um pouco mais sobre ele aqui.
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre diabetes, insulinoterapia e motivos para tratar a condição com ela, compartilhe essa informação com quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!