Entenda o Hipotireoidismo e ganho de peso
Uma dúvida muito comum no consultório é: “Dra Flávia, fui diagnosticada com hipotireoidismo. Isso significa que vou ter ganho de peso? Estou preocupada com isso”.
Bem, quem tem hipotireoidismo pode apresentar maior dificuldade para emagrecer sim, isso é um fato. Mas é importante que todos entendem que isso só vai acontecer, caso a doença não esteja com o controle adequado.
Quer saber o por quê que isso acontece?
Listei 3 motivos para você entender a relação hipotireoidismo e ganho de peso:
1️⃣ Redução do metabolismo:
A redução do gasto de energia que ocorre em pacientes com hipotireoidismo mal controlado, é fator que prejudica o processo de emagrecimento.
2️⃣ Acúmulo de água nos músculos e outros tecidos:
A retenção hídrica, ou seja, a retenção de líquidos, prejudica a queima de calorias e a geração de calor (chamada termogênese), pela massa muscular.
3️⃣ Cansaço e letargia:
Cansaço e letargia são sintomas comuns do hipotireoidismo e levam a redução das atividades habituais. Com isso, a prática de exercícios físicos fica comprometida e, consequentemente, a perda de peso.
Além disso, estudos demonstram que quanto maior o Índice de Massa Corporal (IMC), maior o TSH (hormônio da hipófise que estimula a produção de hormônios tireoidianos). Nesses casos, sabemos que a característica do hipotireoidismo primário é ter TSH elevado.
Apesar dos 3 motivos listados acima, é preciso considerar uma informação importante sobre a obesidade:
▶️ A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, não é causada por apenas um fator, mas pelo conjunto de várias alterações.
Por isso, na imensa maioria das vezes, não podemos “culpar” a tireoide pelo sobrepeso e obesidade de uma pessoa.
Quando avaliamos um paciente com sobrepeso e obesidade, devemos sim, investigar e tratar o hipotireoidismo e outras disfunções hormonais que podem dificultar o processo de emagrecimento
Um endocrinologista pode te ajudar!😉