Sintomas de hipoglicemia com glicose normal: é possível!
Se você é diabético, ou tem algum familiar com a doença, provavelmente já vivenciou a seguinte situação: Diabético com sinais e sintomas de hipoglicemia com a glicose normal ou alta.
Quem nunca, não é mesmo? Mas você deve estar se perguntando: “Dra Flavia, como é possível ter sintomas de hipoglicemia se a glicose está normal?”
Vou explicar para você como isso acontece:
Em primeiro lugar, o que é hipoglicemia?
- Hipoglicemia são os níveis de glicose no sangue menores que 70 mg/dl
- Nesses casos, o paciente começa a apresentar alguns sinais e sintomas como, por exemplo, suores, tremores, tontura e palpitação.
Diabéticos com níveis de glicose frequentemente altos e que passam por ajustes no tratamento, passam por um período em que os níveis de glicose vão melhorando progressivamente.
Mas, o organismo, “acostumado” com níveis altos de glicose, “reage” como se estivesse ocorrendo uma hipoglicemia. Com isso, aqueles sinais e sintomas que citei anteriormente (sudorese, tremores e palpitação) começam a aparecer.
Nesse momento, um erro muito comum é o paciente diabético achar que está tendo uma hipoglicemia e ingerir açúcar ou doce, para melhorar os sintomas.
Mas, adivinhe qual é o resultado disso?
- Altos e baixos nos níveis de glicose, dificuldade em alcançar um bom controle do diabetes e angústia do paciente e dos familiares.
Hipoglicemia com glicose normal: o que fazer?
Diante de uma situação como essa, o que é preciso fazer? Os dois passos abaixo são fundamentais:
- Medir a glicose no momento dos sintomas para ter certeza de que se trata realmente de uma hipoglicemia.
- Entender que é uma situação passageira. Tenha calma e antecipe uma refeição.
Com esses cuidados, logo logo o organismo vai se adaptar aos níveis normais de glicose. Por isso, o importante é não se desesperar, ter paciência e, claro, compromisso com o seu tratamento,
Em casos de dúvida, não deixe de procurar um endocrinologista para te ajudar e te orientar!