Gordura no fígado pode ser ocasionada pela Síndrome Metabólica

Gordura no fígado pode ser ocasionada pela Síndrome Metabólica: entenda!


Com certeza você já ouviu falar em gordura no fígado, certo? Também chamada de Esteatose Hepática, a gordura no fígado é coisa séria e precisa de tratamento imediato, assim que for diagnosticada pelo médico especialista.

Trata-se da manifestação da Síndrome Metabólica no fígado da pessoa. Você deve estar se perguntando: “Dra Flavia, o que significa Síndrome Metabólica?”. Vou te explicar, vamos lá!

Síndrome Metabólica: o que significa?

Para entendermos o significado de Síndrome Metabólica precisamos pensar na origem do problema, que é o acúmulo de gordura na região abdominal.

Essa concentração de gordura no abdome atrapalha a ação da insulina, o hormônio responsável pelo controle da glicose. Com isso, ocorre uma resistência à insulina, cujas principais manifestações são:

  1. Aumento do triglicérides
  2. HDL (colesterol bom) baixo
  3. Pré-diabetes e diabetes.
  4. Hipertensão arterial.

O conjunto dessas alterações citadas é chamada de Síndrome Metabólica. Certo, mas e o fígado, onde ele entra nessa história?

Gordura no fígado: o que é?

Lembra do acúmulo de gordura no abdome? Então, essa gordura também se acumula nas células do fígado, as quais chamamos de hepatócitos.

O que acontece é que os hepatócitos não foram feitos para armazenar gordura, e, com o tempo, ocorre um processo chamado balonização, ou seja, os hepatócitos “estouram”.

Com isso, a pessoa pode vir a apresentar a Esteato Hepatite, também chamada de hepatite por gordura. Com o passar dos anos, a inflamação da hepatite ocasiona cirrose e, por último, o câncer no fígado.

Tudo isso que foi explicado tem um objetivo muito importante: te fazer entender que Esteatose Hepática não é inofensiva ou uma “gordurinha” no fígado. É um sinal de alerta, é coisa séria e deve ser tratada o quanto antes.

Vale ressaltar que o médico endocrinologista é o profissional mais adequado para orientá-lo durante esse processo. Não deixe de pedir ajuda!