Síndrome Metabólica: tudo o que você precisa saber

Síndrome Metabólica: tudo o que você precisa saber


Obesidade central, isso é, gordura em excesso na região abdominal pode levar à Síndrome Metabólica e aumento do risco cardiovascular. Você deve estar pensando: “Dra Flávia, o que significa Síndrome Metabólica?”. Vou explicar. Vamos lá!

Tudo começa com o aumento de gordura na região do abdome, a chamada gordura visceral, que se acumula inclusive no fígado.

A gordura visceral provoca uma inflamação crônica, que “atrapalha” a ação da insulina, o hormônio responsável pelo controle da glicose, provocando a resistência à insulina.

Assim, o pâncreas, nosso órgão responsável pela produção de insulina, produz mais insulina para tentar vencer essa resistência e manter os níveis de glicose normal.

Mas o “tiro sai pela culatra”, porque a insulina é um hormônio que promove mais acúmulo de gordura visceral, e com isso, aumenta ainda mais a resistência à insulina.

Quais as consequências de todo esse processo? A Síndrome Metabólica, a qual provoca as seguintes alterações:

▶️ Pré diabetes e diabetes.

▶️ Aumento de triglicérides e redução do colesterol bom (HDL).

▶️ Hipertensão arterial.

Tudo isso aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (derrame cerebral).

A base do tratamento da Síndrome Metabólica é a perda de peso, com controle da resistência à insulina. Para isso, é extremamente importante procurar um especialista para a orientação adequada.

Essa informação foi útil para você?