Como não exagerar nas festas de fim de ano
Fim de ano chegou e, com ele, as confraternizações das empresas e as grandes festas de Natal e Ano Novo.
Nesta época do ano, é comum “afundarmos o pé na jaca” e cometermos excessos quanto ao consumo das deliciosas comidas das ceias e de álcool.
Mas é possível aproveitar sem exagerar!
Saiba como!
Planeje o cardápio com antecedência e manere nas porções
O primeiro cuidado que você precisa tomar é em relação ao cardápio.
Se você tem diabetes ou obesidade, por exemplo, você precisa entender que a sua alimentação deve ser um pouco mais regrada que a dos demais participantes das ceias de Natal e Ano Novo.
Por isso, a dica é você planejar esse menu com antecedência, vendo o que pode ser substituído e o que não e, caso você mesma vá preparar a ceia para a família e os amigos, pensar também em opções para quem não possui essas comorbidades.
Cuidado com o excesso de carboidratos, combinado?
Prefira escolhas inteligentes e saudáveis, com bastante vegetais folhosos para as saladas, ingredientes integrais e também muita fibra!
Vale também o cuidado com a quantidade de comida que você come. Manere nas porções e saiba identificar quando o seu corpo estiver satisfeito.
Cuidado com o álcool
Outro cuidado que você precisa ter, independente de comorbidades, é com o álcool.
Em excesso, além de prejudicar a sua saúde e a saúde do seu fígado, por exemplo, ele pode causar ações não adequadas e até brigas e exageros.
Fora o fato de que muitas pessoas pegam estradas para visitar parentes e amigos neste fim de ano, e a gente sabe que bebida e direção não combinam, né, gente?
Por isso, beba com moderação e saiba identificar os seus limites, tudo bem?
Evite passar do ponto!
Tudo em exagero faz mal para saúde e para a nossa vida como um todo!
Não se esqueça da hidratação
Falando em álcool, a hidratação também deve caminhar lado a lado com você no Natal e no Ano Novo.
Assim, mantenha-se bem hidratado ou hidratada, optando por água em vez de bebidas açucaradas, como sucos artificiais e refrigerantes, ou bebidas alcoólicas.
A água não apenas ajuda na hidratação, mas também pode ajudar a controlar o apetite.
A conta é simples: a cada 350 ml de cerveja, por exemplo, indica-se que a pessoa beba 100 ml de água pura. Ou seja, se beber quatro latas de cerveja, beba, então, 400 ml de água.
Para as demais bebidas, vale beber água no intervalo entre as doses e meio litro antes de dormir para evitar a ressaca do dia seguinte.
Monitore os níveis de glicose continuamente
Mesmo em um momento festivo, se você tem diabetes, não se esqueça de continuar monitorando regularmente os níveis de glicose.
Isso te deixará mais tranquilo ou tranquila e permitirá o ajuste da medicação, se assim for necessário, te ajudando a tomar decisões sobre alimentação e até atividade física nos dias posteriores às festividades.
Conte com a rede de apoio familiar
Outra dica super legal é você compartilhar com seus amigos e familiares sobre as suas questões de saúde.
Compartilhe as suas metas com eles e, assim, eles poderão te ajudar a maneirar não apenas na comida, como também no álcool, em demais cobranças ou exageros de atividades, entre outros.
A rede de apoio é fundamental em qualquer tipo de tratamento, independente de sua natureza.
Lembre-se de que as festas são uma época de celebração e convívio, e é possível desfrutar desses momentos sem comprometer sua saúde, combinado?
Durma bem
E um último cuidado é um clássico e que deve fazer parte da nossa rotina independente de ser época de fim de ano: dormir bem, pessoal!
Com a correria das festas, muita programação para fazer, muita gente também viaja e tudo o mais, é comum irmos dormir muito tarde e acordarmos muito cedo para aproveitar o dia e fazer vários passeios.
No entanto, isso pode prejudicar a nossa saúde, impedindo que o nosso corpo e organismo se recupere devidamente e nos deixando mais sonolentos, estressados e até ansiosos.
Dormir pouco e tarde pode até mesmo atrapalhar o nosso processo de emagrecimento, portanto, fique de olho e tente dormir uma quantidade mínima de horas.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas.
Mas é importante a gente deixar claro que cada organismo tem as suas próprias necessidades.
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre como não exagerar nas festas de fim de ano, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!