10 razões para amar a Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios

10 razões para amar a Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios


Você já ouviu falar na Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios? Pela 5ª vez consecutiva, a Dieta do Mediterrâneo foi eleita a melhor dieta do ano pela publicação científica U.S. News & World Report.

Os motivos para isso são vários e, acredite, quando eu digo que existem vários motivos para você amar essa dieta, cuja origem vem dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo.

Trata-se de uma dieta baseada no consumo de alimentos in natura (naturais, frescos) e que evita, ou minimiza, o consumo de carnes e alimentos processados.

Para te mostrar a Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios, trago dicas especiais para você. Confira!

10 motivos para amar a Dieta do Mediterrâneo

  • Você não precisa contar calorias, mas sim, fazer boas escolhas em suas refeições.
  • O menu é enorme: vegetais frescos, frutas, peixes, carne vermelha magra, laticínios, castanhas, grãos…
  • A gordura não é proibida, desde que você utilize uma gordura boa e que faz bem para o coração. É o caso do azeite no lugar da manteiga ou peixes e aves no lugar da carne vermelha
  • O uso de especiarias e ervas são defendidas pela Dieta do Mediterrâneo e acrescentam tanto sabor à comida, que você nem vai precisar pegar o saleiro. Louro, alecrim, pimenta, alho, canela e coentro são algum exemplos.
  • A comida da Dieta do Mediterrâneo é fresca, simples, sazonal e fácil de preparar. Que tal uma deliciosa salada de pepino, tomate, espinafre, azeitonas frescas e queijo?
  • Você pode comer pão! Mas prefira os com farinha integral e grãos, e coma com moderação, claro.
  • Você pode tomar vinho. Isso acontece, pois em alguns países do Mediterrâneo, uma taça de vinho por dia faz parte da rotina. No entanto, não se esqueça de, antes de adotar esse habito, converse com seu médico.
  • Você não vai ficar com fome, pois alimentos como batata doce, nozes, queijo e azeitona te dão saciedade.
  • Você pode perder peso, pois os alimentos defendidos por essa dieta te dão mais saciedade e menos fome.
  • O seu coração vai te agradecer, pois quase tudo nessa dieta é bom para o coração!

Gostou? É preciso ressaltar que, antes de iniciar qualquer tipo de protocolo alimentar, você precisa entender como é a sua relação com a comida.

Isso é um detalhe que faz toda a diferença no sucesso do tratamento, seja para quem deseja combater a obesidade ou para quem deseja ter uma vida mais saudável.

A orientação de um endocrinologista durante esse processo faz toda a diferença.