Diabético: coloque mais fibra no seu prato
Consumo de fibras e diabéticos. Se você nunca ouviu falar nos benefícios dessa relação, não deixe de ler essa matéria, pois ela vai te ajudar no controle da doença. Para começar, anote a dica preciosa que vou te passar agora: acrescente fibras em sua alimentação.
As fibras constituem a parte não digerida e não absorvida dos vegetais. Durante sua passagem pelo trato digestivo, ficam praticamente intactas. Existem dois tipos: as fibras solúveis e as insolúveis.
As primeiras, após ingeridas, atraem moléculas de água, formando um gel, que se liga a gordura e açúcar, reduzindo sua velocidade de absorção. Por isso, as fibras alimentares também são importantes na prevenção do diabetes e no controle do colesterol e triglicérides.
Além disso, elas alimentam as bactérias saudáveis do intestino, e são fonte energética para as células do intestino grosso, mantendo assim a saúde desse órgão, prevenindo constipação intestinal, podendo inclusive inibir o crescimento de células cancerígenas.
Por fim, as fibras auxiliam também o os diabéticos no controle do peso, pois retardam o esvaziamento do estômago, tornando a digestão mais lenta, promovendo assim, saciedade entre as refeições.
Diabéticos: saibam onde encontrar as fibras
Para que você não tenha dúvidas de como inserir as fibras na sua alimentação, listei 5 fontes desses alimentos. Confira!
1. Vegetais, principalmente os folhosos e talos de hortaliças.
2. Sementes, como linhaça, chia, farelo de aveia, semente de abóbora.
3. Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha.
4. Frutas:
Principalmente frutas cítricas, frutas secas, bagaço e cascas de frutas, quando possível.
5. Grãos, como arroz integral e trigo integral
Elas vão bem no lanche, no iogurte, em saladas, no almoço, no jantar, e até em petiscos. Te garanto que fica uma delícia!
A recomendação é ingerir pelo menos 3 porções ou 30 gramas por dia, sua dose diária de saúde!
Vamos juntos?