Dia Mundial do Coração e os principais cuidados que você deve ter com o órgão
O dia 29 de setembro é conhecido, em todo o mundo, por ser o Dia Mundial do Coração.
Todos os anos, entidades, órgãos públicos, ONGs, institutos e demais autoridades se reúnem em torno do tema, visando dar mais visibilidade aos cuidados com este órgão essencial para a vida humana.
A prevenção é a palavra de ordem.
Vamos falar um pouco mais sobre este assunto no post de hoje?
Como surgiu o Dia Mundial do Coração
O Dia Mundial do Coração foi criado, pela Federação Mundial do Coração, com o objetivo de conscientizar toda sociedade sobre o porquê de ir em busca de uma vida saudável e, assim, proteger o seu coração.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 400 mil brasileiros morrem, todos os anos, por conta de doenças cardiovasculares.
São 46 mortes a cada hora, sendo uma a cada 90 segundos, números realmente preocupantes e alarmantes.
Cada coração importa
Além do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicidio, a SBC também promove, anualmente, o Setembro Vermelho, que “visa sensibilizar e mobilizar a população para a importância de preservar a saúde do coração, destacando a gravidade das doenças cardiovasculares e conscientizando sobre a negligência que pode levar ao óbito de inúmeras pessoas”, conforme divulga o site da Sociedade.
A proposta é, desta maneira:
- Disseminar dados sobre fatores de risco, principais sintomas e métodos de prevenção das doenças cardiovasculares;
- Incentivar a adoção de hábitos saudáveis diariamente, como a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, a redução do estresse e o abandono do tabagismo;
- Promover a importância do cuidado com a saúde mental;
- Chamar a atenção para a importância da visita médica e a realização de exames preventivos e check-ups para a detecção precoce de problemas cardíacos.
A campanha conta com o apoio dos laboratórios Novo Nordisk e Novartis.
Como prevenir doenças cardiovasculares
Por aqui, já comentamos sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, mas não custa relembrarmos o que é indicado pela sociedade médica para uma melhor saúde do coração.
Pegue papel e caneta para anotar ou já prepare o print!
Alimentação equilibrada
Coração saudável é coração que é alimentado de forma equilibrada!
Por isso, consuma alimentos ricos em fibras e incorpore gorduras saudáveis à sua dieta, como ômega-3, azeite de oliva extravirgem e nozes, que são excelentes para o órgão.
Reduzir o consumo de alimentos processados, açúcar e também de sal é essencial, pois este pode aumentar a pressão arterial, sobrecarregando o coração.
Pratique atividade física regularmente
Um dos maiores inimigos do coração é o sedentarismo.
Desta maneira, tente fazer ao menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, ciclismo e natação, a exercícios de resistência, como a musculação, o importante é não ficar parado!
Qualquer exercício é melhor do que nenhum!
Controle o estresse
O estresse crônico pode elevar a pressão arterial e liberar hormônios que prejudicam a saúde cardíaca.
Assim, práticas como meditação, yoga e exercícios de respiração podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde emocional.
Já tentou por aí?
Durma bem
A qualidade do sono afeta diretamente a saúde do coração. Dormir menos de 6 a 7 horas por noite pode aumentar o risco de hipertensão e doenças cardíacas.
Tente manter uma rotina regular de sono e criar um ambiente propício ao descanso.
A recomendação é que desliguemos de telas e dispositivos eletrônicos uma hora antes de ir para a cama, além de deixar tudo escuro para que o corpo entenda que aquele é o momento de dormir, melhorando o seu ciclo circadiano.
Não fume e evite beber em excesso
O tabagismo é um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Como você já deve saber, parar de fumar traz benefícios quase imediatos, como a redução da pressão arterial e do risco de infarto.
Além de evitar o tabagismo, o consumo moderado de álcool também é recomendado pelas autoridades médicas.
Realize check-ups de forma regular
Por fim, lembre-se sempre de monitorar a sua pressão arterial, o nível de colesterol e a glicose no sangue. Detectar e tratar problemas precocemente pode prevenir complicações maiores.
A recomendação é para que você consulte um médico regularmente, principalmente se houver histórico familiar de doenças cardíacas.
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Mundial do Coração e os principais cuidados que você deve ter com o órgão, compartilhe essa informação com quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!