Colesterol alto também é coisa de criança - Drª Flávia Tessarolo

Colesterol alto também é coisa de criança


Atenção! Ao contrário do que muitos pensam, colesterol alto também pode ocorrer na infância. Para que você entenda a gravidade da situação, vamos começar com: O que é colesterol?

O colesterol é uma gordura que circula no sangue e que tem sua origem nos alimentos, principalmente os de origem animal como carnes, leites e derivados, além de também ser produzido no nosso corpo.

O aumento do colesterol no sangue, chamado de dislipidemia, pode ocasionar a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias. É importante ressaltar que a aterosclerose pode se iniciar após os 2 anos de idade e é fator de risco para infarto e AVC na vida adulta.

Por isso, é muito importante que toda criança a partir dos 9 anos faça a dosagem do colesterol total, HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicérides.

Mas atenção:

Se a criança for diabética, obesa ou tiver história de dislipidemia na família, a avaliação dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser realizada independentemente da idade.

Mudanças no estilo de vida com alimentação saudável e exercício físico são partes fundamentais do tratamento. Por isso, é tão importante ensinar para nossas crianças hábitos saudáveis, principalmente em períodos de quarentena, como agora.