6 cuidados necessários com a saúde durante o verão
De acordo com o observatório europeu do clima, o Copernicus, 2024 será o ano mais quente da história, com mais 1,5°C para a conta da temperatura global pela primeira vez em toda a história.
Com isso, podemos esperar temperaturas ainda mais elevadas neste verão 2025.
E você não quer sofrer com elas, não é mesmo?
Para que isso não aconteça, alguns cuidados básicos com a sua saúde são necessários, querido/querida paciente e leitor/leitora.
Vamos ver quais são eles?
1) Evitar tomar sol nas horas mais críticas
Apesar das autoridades reforçarem esta informação todos os anos, ainda tem gente que abusa e gosta de ir para a praia ou piscina ficar “torrando” o dia inteiro e sem proteção.
Este é um erro muito comum durante o ano todo e, no verão, ele fica ainda mais evidente.
Não o cometa!
Entre 10h e 16h o sol está mais forte e existe uma maior incidência de raios UVB na atmosfera, o que pode ser muito prejudicial para a nossa saúde.
Assim, evite tomá-lo nessas horas.
Caso precise sair de casa durante elas ou queira curtir um dia de praia/piscina, o faça com cuidado, proteção e muita hidratação, como veremos nos próximos tópicos.
2) Redobrar a atenção com a hidratação
Quando a temperatura está muito alta, o nosso corpo, naturalmente, tenta resfriá-lo, trocando mais calor com o ambiente.
É por isso que, por exemplo, nós suamos.
Entretanto, isso pode ser uma preocupação, em especial se a pessoa tiver problemas cardiovasculares, uma vez que o nosso coração trabalha bem mais.
Além disso, se a hidratação não estiver adequada, podemos perder mais líquido do que ingerimos, o que pode ocasionar um quadro de desidratação.
Desta maneira, redobre a atenção com a sua hidratação diária durante o verão.
De 2 a 2,5 litros de água por dia é o ideal de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas, durante o verão, os especialistas recomendam que essa quantidade seja maior, com a ingestão de mais 3 ou 4 copos.
Vale lembrar que esses números podem variar de acordo com o peso corporal. Consulte o seu médico de confiança para mais informações.
3) Não esquecer do protetor solar
Fora o fato de evitar o envelhecimento precoce, a proteção solar protege a sua pele contra o câncer de pele, evita que manchas e sardas surjam no corpo e no rosto decorrentes da exposição ao sol, entre outros benefícios.
Mesmo que muita gente esqueça, este importante creme/líquido deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre depois que você for à água, combinado?
Ah! E tem mais: se possível, aplique-o 30 minutos antes da exposição ao sol, ok?
Lembre-se de se proteger também contra a luz nos seus olhos, usando óculos de sol certificados pelo Inmetro e com garantia de proteção contra os raios UVA e UVB.
Uma roupa com fotoproteção, de igual maneira, é indicada, evitando riscos de insolação.
4) Nada de exagerar na alimentação, em especial se tiver alguma doença crônica
Já falamos sobre este assunto por aqui, então não vou me prolongar muito.
Exageros com alimentos muito pesados e gordurosos devem ser evitados durante o verão, viu, por isso, esqueça a feijoada e o churrasco.
Dê prioridade a alimentos leves, frescos e, de preferência, também com grande quantidade de água.
Saladas diversas e frutas como melancia, manga, abacaxi e melão podem ser excelentes pedidas!
Se você tiver alguma doença crônica, como obesidade e diabetes, o cuidado deve ser ainda maior.
Converse com o seu médico e a sua família e amigos para que te ajudem! A tendência ao exagero nas festas de Natal e Ano Novo é real!
5) Cuidado com os insetos
Os casos de dengue e de chikungunya aumentam consideravelmente durante o verão, devido ao forte calor e à quantidade de chuvas e de água parada que acaba se formando.
Desta forma, procure usar repelentes e usar telas nos cômodos onde está ou irá ficar, em especial se você for para um lugar mais afastado, no interior, como um sítio.
Velas e incensos de citronela são igualmente recomendados.
6) Prevenção quanto a outras patologias e incidentes
Por fim, não se esqueça de se prevenir contra outras patologias e incidentes.
No verão, por exemplo, casos de gastroenterite são maiores devido a exageros ou ao consumo de comidas preparadas sem a devida higiene necessária.
Fique de olho no que irá consumir, principalmente, na praia!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados necessários com a saúde durante o verão, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!