Conheça o Resmetirom - Drª Flávia Tessarolo

Novo medicamento para controle da doença gordurosa avançada do fígado: conheça o Resmetirom


Recentemente, eu falei no meu Instagram @draflaviatessarolo sobre o Resmetirom, o primeiro medicamento específico para tratar a doença gordurosa avançada do fígado (esteatohepatite e fibrose), que foi finalmente aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos. 

O FDA, para quem não sabe, é o Food and Drug Administration, equivalente à nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O que se sabe sobre o medicamento até agora? Quais são os seus benefícios e efeitos colaterais? Já chegou no Brasil? E o que é a gordura no fígado?

Tudo isso será tratado no post de hoje! 

Acompanhe!

O que é o Resmetirom 

O Resmetirom, que será comercializado com o nome Rezdiffra®, é um novo medicamento fabricado pelo laboratório Madrigal Pharmaceuticals para tratamento da doença hepática não-alcoólica, ou seja, aquela não causada pelo álcool, em seu estado avançado. 

Tendo sido aprovado no dia 14 de março de 2024, nos EUA, o composto foi o primeiro aprovado nos testes do FDA pela sua segurança e efetividade na redução das cicatrizes presentes no fígado de quem é acometido pela doença. 

Ao ser ingerido de forma oral, diariamente, o Resmetirom, como um agonista, trabalha com a ativação do receptor do hormônio tireoidiano no fígado, fazendo com que ele volte a funcionar da forma adequada e, assim, diminua as cicatrizes e reduza o acúmulo de gordura no órgão. 

Os estudos com a medicação, ainda em andamento, foram realizados com quase mil pacientes em um período de 52 semanas, de acordo com informações do Conselho Federal de Farmácia (CFF). 

Quem quiser participar da pesquisa, inclusive, ainda pode, devendo se cadastrar no site da Rezdiffra®, que será fornecida em comprimidos de 60, 80 e 100 mg

Quais os efeitos colaterais do Resmetirom

Diarreia e náusea foram os efeitos mais comuns observados pelos estudos e causados pelo Resmetirom. 

No entanto, segundo matéria da Veja Rio, há também a possibilidade de toxicidade hepática induzida por medicamentos e outros efeitos colaterais relacionados à vesícula biliar. 

Além dos cuidados que devem ser levados em consideração na interação com outros medicamentos, a bula do Resmetirom indica, de igual maneira, que ele não deve ser tomado por pacientes com cirrose descompensada e que deve ser suspenso em casos de sintomas que mostrem a função hepática piorada. 

Continue no assunto: 10 alimentos bons para o fígado 

Há data para o Resmetirom chegar ao Brasil?

A previsão para que o medicamento chegasse às prateleiras de farmácias americanas era ainda no mês de abril. 

No Brasil, no entanto, não há data prevista para que o Resmetirom comece a ser receitado nos tratamentos da doença gordurosa avançada do fígado. Ele ainda sequer foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mas existem outras “armas” que podem ser utilizadas para combater a condição, que variam de uma dieta equilibrada a exercícios físicos e muitos outros. 

Consulte o seu médico endocrinologista para saber o que se aplica ao seu caso. 

Sobre a gordura no fígado

A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, não é ter somente “uma gordurinha” no órgão sem nenhum problema.

Ela aumenta o risco de diabetes tipo 2, infarto do miocárdio e AVC (derrame cerebral) e pode evoluir para formas mais graves como a esteatohepatite ou doença gordurosa avançada do fígado, essa que estamos falando ao longo de todo o post; fibrose; cirrose; e câncer de fígado.

Estima-se que, inclusive, 30% da população do Brasil tenha a condição e não saiba.

No meu canal do YouTube, você confere um vídeo completo sobre a doença, bem como pequenas pílulas sobre o assunto. 

Não deixe de assistir!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o Resmetirom e a doença gordurosa avançada do fígado, compartilhe essa informação com quem também precisa saber. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!