Como prevenir hipertensão - Drª Flávia Tessarolo

Como prevenir a hipertensão


Muitas vezes silenciosa, a hipertensão é uma doença crônica que afeta cerca de 30% da população brasileira, sendo a maioria das pessoas formada por mulheres e pessoas acima de 60 anos, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), vinculada ao Ministério da Saúde.

Quais são os seus fatores de risco? Como prevenir a condição? 

E quais mitos podemos desmistificar a respeito da mesma?

É o que conto para você no post de hoje!

Continue a leitura para saber mais!

O que é a hipertensão

A hipertensão ou pressão alta é caracterizada pelo enrijecimento das paredes das artérias do nosso coração, que faz com que o órgão precise fazer mais força para bombear o sangue para todo o corpo e com que, consequentemente, a pressão sanguínea seja elevada.

Antigamente, a pessoa com hipertensão apresentava valores das pressões máxima e mínima iguais ou maiores que os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

No entanto, recentemente, o quadro de 120/80 mmHg (ou 12 por 8) passou a ser considerado também pressão elevada pela Sociedade Europeia de Cardiologia. 

Desta maneira, uma pressão considerada ideal passou a ser igual ou menor que 120/70 mmHg (12 por 7).

Novas diretrizes sobre a hipertensão

Apesar disso, é preciso considerar as novas diretrizes divulgadas pela Sociedade como um todo para melhor interpretação e análise de cada caso. 

Segundo a instituição, a chamada hipertensão arterial permanece sendo a igual ou maior que 140/90 mmHg (14 por 9). 

O que temos entre 120/70 mmHg e 139/89 mmHg é, portanto, um quadro de pressão arterial elevada. 

Na prática, cada médico vai decidir como tratar o quadro, mas, em geral, um caso de pressão arterial elevada já tem sido visto como porta de entrada para novos hábitos e para a avaliação do uso de medicação anti-hipertensiva.

Quais são os fatores de risco da hipertensão?

A hipertensão conta com predisposição genética em 90% dos casos.

Porém, hábitos de vida nada saudáveis como fumar, consumir bebidas alcoólicas e ingerir altas quantidades de sal podem também trazer a hipertensão para a vida da pessoa ou piorá-lá.

Fatores como obesidade, estresse e sedentarismo são igualmente apontados como grandes vilões nesse quesito. 

As pesquisas apontam que o número de jovens com hipertensão, inclusive, tem aumentado a cada dia por conta de suas altas cargas de trabalho, que podem elevar os níveis de estresse e contribuir para uma má alimentação e a falta de exercícios físicos. 

Os principais sintomas da hipertensão

A hipertensão é, como dito anteriormente, silenciosa muitas das vezes. Seus sintomas só aparecem quando a pressão está realmente muito alta. 

Podem ocorrer, principalmente, dores no peito, taquicardia, dor de cabeça, tontura e fraqueza. 

Em alguns casos, é possível haver sangramento nasal, visão turva e até zumbido no ouvido. 

Como prevenir a hipertensão

“E como posso prevenir este quadro, Dra. Flavia?”. 

A hipertensão não tem cura, mas pode ser prevenida a partir da adoção de hábitos simples e contrários aos fatores de risco. 

Assim, praticar exercícios físicos regularmente, se alimentar bem, evitando processados e ultraprocessados, e não fumar e beber, são bons pontos de partida.

O controle do estresse também deve ser avaliado e colocado em prática não apenas com essas dicas anteriores, como também a partir de uma boa noite de sono. Se necessário, um tratamento psicoterapêutico pode ser indicado. 

Na dúvida, procure um médico para uma recomendação personalizada e individualizada do melhor tratamento para você e o seu caso clínico. 

Marque a sua consulta comigo!

3 mitos sobre a hipertensão (que precisam ser desmistificados o quanto antes!)

Para finalizar, separei uma lista com 3 mitos comuns sobre a hipertensão.

Muita atenção e cuidado com cada um deles!

“Se não estou sentindo nada, está tudo bem com minha pressão.”

Mito! 

Como disse anteriormente, a hipertensão pode ser silenciosa, portanto, a pressão arterial deve ser aferida de forma frequente, ainda que você esteja se sentindo bem.

“Hipertensão só acontece em pessoas mais velhas.”

Mito!

Também já disse no post de hoje que, embora seja mais comum no envelhecimento, a pressão alta pode atingir adultos jovens e até adolescentes, especialmente com maus hábitos como sedentarismo, má alimentação, estresse e consumo excessivo de sal.

“Se estou tomando remédio e minha pressão está normal, posso interromper o tratamento.”

Outro mito!

A medicação controla a pressão, mas a hipertensão, reafirmando, não tem cura. 

Parar o tratamento sem orientação médica pode fazer a pressão subir novamente e aumentar o risco de complicações graves, como AVC e infarto.

Não dê bobeira, combinado?

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre a hipertensão e como preveni-la, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!