Andropausa no homem: entenda! - Drª Flávia Tessarolo

Andropausa no homem: entenda!


Andropausa no homem, existe? Será que homem tem andropausa como mulher tem menopausa? Como lidar com a Andropausa? São vários os questionamentos que recebo sobre esse tema no meu consultório, o que demonstra que muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre o que é Andropausa e como ocorre.

Pra começar a te explicar essa questão, já te adianto que homens e mulheres são diferentes nesse ponto e eu vou te explicar o por quê.

A menopausa ocorre em 100% das mulheres entre 50 a 53 anos em média. Nos homens, a redução dos níveis de testosterona ocorre lentamente ao longo da vida.

A partir dos 40 anos, observamos uma redução de 1% por ano nos níveis de testosterona, e na grande maioria dos homens, essa redução não traz nenhuma repercussão.

Por isso, não está correto falar sobre Andropausa no homem, visto que o nome apropriado para esse fenômeno é Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM).

Os 5 sinais e sintomas mais comuns no DAEM

E se você acha que homens com esse distúrbio, tem apenas sintomas sexuais, como dificuldades de ereção e redução da libido, você se enganou.

Níveis adequados de testosterona são importantes para a manutenção geral da saúde do homem.

Por isso, separei 5 sinais e sintomas que podem ocorrer no DAEM. Confira!

  1. Cansaço, anemia
  2. Fraqueza muscular, baixo rendimento no exercício
  3. Depressão
  4. Obesidade, resistência à insulina, hipertensão arterial
  5. Perda de massa óssea

É importante que todos entendam que outros sintomas também podem ocorrer nesse distúrbio, que deve ser adequadamente diagnosticado e tratado.

Um endocrinologista é o médico capacitado para te ajudar!