Tudo o que você precisa saber sobre o Zepbound  - Drª Flávia Tessarolo

Tudo o que você precisa saber sobre o Zepbound 


Como o Ozempic, que se tornou muito conhecido recentemente pelo seu uso em celebridades, o Zepbound é mais um medicamento indicado para o tratamento do sobrepeso e obesidade. 

A diferença, no entanto, é que, enquanto o Ozempic é indicado para emagrecer apenas no seu uso off label, o Zepbound é feito com este propósito oficialmente.

Além disso, o Ozempic possui como princípio ativo a semaglutida, como também o Wegovy e o Rybelsus. 

Já o Zepbound tem como princípio ativo a tirzepatida, que também é encontrada no Mounjaro – este voltado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e já aprovado pela Anvisa, mas ainda não comercializado no Brasil, como o próprio Zepbound. 

No post de hoje, falamos um pouco mais sobre este último, o Zepbound, com mais detalhes sobre sua administração, efeitos colaterais e outros. 

Saiba mais!

O que é o Zepbound

O Zepbound é um medicamento preparado e planejado para tratar a obesidade, apesar de seus estudos já comprovarem uma melhora também no controle da pressão arterial e da glicose dos pacientes que o usam.

Fabricado pela farmacêutica americana Lilly, ele promete reduzir de 15 a 25% do peso corporal do indivíduo.

Por este motivo, é indicado para pessoas com obesidade que possuam o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 e naquelas com IMC maior ou igual a 27 que apresentem alguma comorbidade, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doença cardiovascular, apneia do sono, aumento de colesterol e triglicérides.

Como o Zepbound é administrado 

Como um análogo de GLP-1, o Zepbound aumenta a sensação de saciedade em quem faz tratamento com ele, podendo contribuir também para a redução da fome e melhores índices glicêmicos. 

O Zepbound, ainda, é conhecido por ser o único tratamento que mimetiza, ao mesmo tempo, a ação dos hormônios GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon)  e o GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) no organismo.

Disponível em canetas pré-cheias em dose única, de 2,5 mg/0,5 ml a 15 mg/0,5 ml, o medicamento deve ser injetado uma vez por semana no paciente, mas também está disponível, desde agosto, em outros países, por meio de frascos onde se pode utilizar uma seringa para retirar o medicamento.

Em comunicado divulgado à época, o presidente da Lilly, Patrick Jonsson, disse que os frascos vieram para atender à alta demanda e ampliar o acesso a pacientes que buscam uma opção de tratamento segura e eficaz. 

Para quem o Zepbound é indicado 

Como dito anteriormente, o Zepbound é indicado para pessoas com obesidade que possuam IMC igual ou maior que 30 e no sobrepeso, com IMC maior ou igual a 27, com comorbidades, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apneia do sono.

Do contrário, o medicamento não é indicado para pessoas alérgicas à tirzepatida e tampouco para pacientes que façam o uso de outros medicamentos similares como o próprio Ozempic, o Mounjaro e outros.

Grávidas e lactantes também não devem fazer a administração do Zepbound. 

Lembrando que toda e qualquer indicação do composto deve ser feita por um médico endocrinologista e metabologista de confiança, que deve conhecer o seu histórico e fazer exames prévios para avaliar a sua saúde e possível recepção no organismo. 

Não confie em receitas e fórmulas milagrosas, em tudo que dizem na internet ou em profissionais sem o registro no CRM e/ou que te indicam o medicamento sem nem ao menos te conhecer. 

Todo cuidado é pouco! Sua saúde deve vir em primeiro lugar!

Quais os possíveis efeitos colaterais do Zepbound 

Segundo sua bula, os possíveis efeitos colaterais, comuns e mais raros, no uso do Zepbound são:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Vômito
  • Dor abdominal
  • Mudanças no funcionamento gastrointestinal
  • Constipação
  • Fadiga
  • Queda de cabelo
  • Eructação
  • Refluxo
  • Hipersensibilidade

Zepbound já está à venda nas farmácias do Brasil?

Não, o Zepbound ainda não está à venda nas farmácias do Brasil e nem foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

O Mounjaro, que citamos no início do conteúdo e que possui o mesmo princípio ativo do Zepbound, a tirzepatida, apesar de já possuir a aprovação da agência, também ainda não está sendo comercializado nas prateleiras brasileiras.

Estima-se que o preço de ambos no Brasil poderá variar de R$ 4.000,00 a R$ 5.500,00, de acordo com a cotação atual do dólar.

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o Zepbound, compartilhe essa informação com quem também precisa saber. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!