Whey Protein para tratamento do diabetes: funciona?

Whey Protein para tratamento do diabetes: funciona?


Falar de Whey Protein, como é popularmente conhecida a proteína do soro do leite, é falar de um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo inteiro por praticantes de exercício físico, principalmente musculação, com o objetivo de ganho de massa muscular.

Nos últimos 5 anos, o suplemento tornou-se tema frequente de várias publicações científicas e apresentações em congressos de diabetes, pelo seu potencial benefício no controle da glicose pós prandial (pós refeição) em diabéticos tipo 2.

Mas como será que o Whey Protein agiria no controle da glicose? De três formas fundamentais:

1️⃣ Reduzindo a velocidade de esvaziamento do estômago;

2️⃣ Aumentando a saciedade e reduzindo o apetite, com consequente redução da ingesta calórica;

3️⃣ Estimulando diretamente a secreção de insulina pelo pâncreas.

Estudo recente da Universidade de Tel Aviv em Israel demonstrou o impacto de um café da manhã com um alto conteúdo proteico (Whey Protein) na glicose pós prandial, hemoglobina glicada, saciedade e perda de peso de diabéticos tipo 2, comparando com um café da manhã com outras fontes proteicas ou café da manhã rico em carboidratos.

Após 12 semanas, o grupo de diabéticos que consumiu Whey Protein no café da manhã teve menor glicose pós prandial, redução da hemoglobina glicada, maior saciedade e maior perda de peso.

Deveria então ser o Whey Protein uma estratégia nutricional utilizada no tratamento do diabetes tipo 2?

Mais estudos são necessários para a conclusão definitiva, mas até o momento parece que a suplementação com Whey Protein parece uma estratégia alimentar interessante no diabetes tipo 2.

E atenção: Suplementos alimentares devem ser consumidos por orientação do médico ou nutricionista!