Tendências 2024: o que esperar da endocrinologia no ano que nasce?
Como as demais especialidades, a endocrinologia e a metabologia, junto com a própria Medicina e a tecnologia, evoluem ano após ano.
Além disso, doenças crônicas como a obesidade e a ansiedade vêm afetando cada vez mais a população do Brasil e do mundo. E, como sabemos, elas têm impacto direto nos hormônios dos pacientes, podendo trazer complicações que envolvem diabetes, doenças cardiovasculares, doenças da tireoide, entre outros.
Isso também é algo que está na mira de sociedades e associações médicas voltadas para a especialidade, e que deveremos ver bastante não apenas em 2024, como nos anos seguintes.
O que esperar? Quais os próximos passos da área? Para onde nós, médicos, estamos olhando?
É o que veremos um pouco no post de hoje!
Acompanhe a leitura!
Tirzepatida para obesidade
Quem me acompanha pelo Instagram ou pelo meu canal do YouTube sabe que já falei sobre esse assunto algumas vezes.
Sempre tento trazer novidades aos meus pacientes e com essa não seria diferente.
Algo que veremos bastante por esse ano é o uso da Tirzepatida para ambos os tratamentos de diabetes e obesidade.
Um estudo recente revelou, por exemplo, os efeitos da medicação na redução de peso de pacientes não-diabéticos. A perda média de peso foi de 20%, com 26% de redução no percentual de gordura corporal.
Neste vídeo do meu canal, eu falei um pouco mais sobre o medicamento, que possui a maior potência da história para tratamento do diabetes tipo 2, e sua aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Chegando ao mercado com o nome Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, nele explico também sobre recomendações, contraindicações, preço e possíveis efeitos colaterais.
Ciência do DNA e terapia gênica
Outra tendência a se ficar de olho, em 2024, diz respeito à ciência do DNA e terapia gênica, que já vêm em alta há, no mínimo, dois anos.
Por meio delas, o paciente poderia ter um pré-diagnóstico de todas as suas possíveis doenças e condições do corpo já no nascimento, fazendo a inserção de genes saudáveis e substituindo genes mortos, defeituosos ou destruídos pelo organismo desde então.
Você já tinha ouvido falar nesse assunto?
Células-tronco
Se você ainda não tinha ouvido falar do assunto do tópico anterior, com certeza sobre células-tronco, você já deve.
O tratamento com células-tronco envolve o uso de células capazes de se transformar em diferentes tipos celulares do corpo com o objetivo de regenerar tecidos danificados ou substituir células defeituosas.
Parecido com a terapia gênica e a ciência do DNA, esse método busca promover a cura e o tratamento de diversas condições médicas.
No nosso caso, quando falamos de condições médicas, estamos falando deste tipo de tratamento para a melhoria dos distúrbios hormonais e condições como o diabetes tipo 1 e outros.
Empagliflozina para doença renal crônica
O uso de empagliflozina para o tratamento de doença renal crônica e até cardiovascular estará, de igual maneira, na pauta dos profissionais da Endocrinologia este ano, como apontou este estudo.
O Jardiance, nome comercial da empagliflozina, foi recentemente aprovado para este fim nos Estados Unidos pela FDA, autoridade equivalente à Anvisa por lá.
Em meu canal, mais uma vez, falei para que serve a droga, quando o seu uso será liberado aqui no Brasil e quais são suas indicações, contraindicações e efeitos colaterais.
Chip da beleza
Por fim, mas não menos importante, o conhecido como “chip da beleza” foi outro assunto que deu o que falar em 2023 e tem grandes chances de permanecer na pauta de 2024.
O chip, que nada mais é do que um implante do hormônio esteroide progestagênio gestrinona, promete salvar mulheres de condições como menopausa, TPM, endometriose, entre outros, e ganhou ainda mais fama ao ser promovido, por diversas celebridades, para um suposto emagrecimento.
Acontece que não há registro deste tipo de tratamento pela Anvisa, tampouco segurança e resultados comprovados de que ele ajude em qualquer uma dessas enfermidades.
Fora isso, alguns efeitos colaterais já relatados por quem o usou incluem acne, queda de cabelo, mudança no tom de voz e até aumento de pelos pelo corpo.
Portanto, tanto eu, quanto a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) não recomendamos o seu uso!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre as principais tendências da endocrinologia para 2024, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!
Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!