Síndrome pré-menstrual: o que é, quais os principais sintomas e como tratá-la
Você já ouviu falar em síndrome pré-menstrual? Talvez não, não é mesmo?
Mas em TPM, você já ouviu falar?
Essa eu tenho certeza que sim!
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a síndrome, os seus sintomas e principais formas de tratamento (ou, ao menos, alívio).
Vamos lá?
O que é a síndrome pré-menstrual
Também conhecida como Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, a síndrome pré-menstrual é o nome dado ao período que antecede a menstruação feminina.
Nele, hormônios como estrogênio e progesterona oscilam devido ao ciclo menstrual, o que acaba por causar mudanças emocionais e físicas nas mulheres.
É preciso tomar cuidado para não confundir a síndrome pré-menstrual com o transtorno disfórico pré-menstrual, caracterizado pela síndrome em sua forma mais grave e aguda.
Cerca de 3 a 8% das mulheres desenvolvem este tipo de transtorno, enquanto mais de 80% sofrem com a síndrome.
Quais os principais sintomas da síndrome pré-menstrual
Existem diversos sintomas na síndrome pré-menstrual, que costuma durar em torno de dez dias, podendo variar de acordo com cada mulher.
Os mais comuns são irritabilidade, ansiedade, raiva, sonolência ou insônia, dificuldade de concentração, cansaço, tristeza e fome ou falta de apetite.
No corpo, a síndrome se manifesta a partir do inchaço nas mamas, grande retenção de líquido com aumento temporário de peso, constipação e pressão abdominal.
Em alguns casos, ela também pode piorar casos de acne e problemas cutâneos em geral, além de distúrbios compulsivos e respiratórios.
Até mesmo o surgimento ou a piora de questões oculares, como uma conjuntivite, por exemplo, pode ocorrer durante o período de síndrome pré-menstrual.
Leia também: Menstruação atrasada? Confira os motivos
Como diagnosticar e tratar uma síndrome pré-menstrual
O diagnóstico da síndrome pré-menstrual pode vir a partir da identificação dos sintomas citados anteriormente ou pelo controle e acompanhamento corretos do ciclo menstrual.
No entanto, não há um exame específico para sua detecção.
Tampouco existe um tratamento específico para tal síndrome, mas algumas ações podem trazer alívio para a mulher acometida com ela, como:
- Diminuição do consumo de sal, açúcar, cafeína, carboidrato, álcool e/ou tabaco;
- Prática de exercícios físicos;
- Uso de analgésicos para alívio das dores;
- Alimentação balanceada;
- Cuidados redobrados com a pele;
- Boas noites de sono;
- Redução do estresse;
- Uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais e antidepressivos (sob indicação médica).
Fale com o seu médico ou médica de confiança para saber também de outros tratamentos e terapias que envolvam a reposição hormonal.
Essa fase não precisa ser tão desafiadora e dolorida para você!
Para finalizar
Agora que você já sabe tudo sobre a síndrome pré-menstrual, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!