Tudo o que você precisa saber sobre o Olire - Drª Flávia Tessarolo

Tudo o que você precisa saber sobre o Olire


Foto: Reprodução/EMS

Agora o Brasil também tem uma caneta emagrecedora para chamar de sua!

Lançado em agosto de 2025, o Olire tem a liraglutida como princípio ativo e, por ser fabricado por aqui, conta com preços mais em conta do que os importados e já conhecidos Wegovy, Ozempic (ambos com a semaglutida como princípio ativo), Mounjaro (tirzepatida) e outros. 

Quer saber mais sobre ele? 

Vem comigo que eu te conto tudo!

O que é o Olire? 

Desenvolvido pela farmacêutica brasileira EMS, a primeira a entrar no mercado dos chamados “análogos de GLP-1”, o Olire é uma caneta injetável voltada para o tratamento do sobrepeso e da obesidade

Ele chega para se juntar ao Lirux, também do laboratório, mas voltado para o tratamento do diabetes tipo 2. 

Com a liraglutida de princípio ativo, o medicamento contribui para a sensação de saciedade no paciente e reduz o apetite, atuando diretamente não apenas no seu sistema digestivo, como também cerebral. 

Quais os diferenciais do Olire em relação às outras canetas emagrecedoras? 

Além das indicações e mecanismos de ação diferentes para cada caso, da quantidade administrada e do princípio ativo distinto, um dos principais diferenciais do Olire em relação às outras canetas se deve à sua fabricação nacional. 

Na prática, ter uma caneta como essa sendo desenvolvida em terras brasileiras, além de fortalecer a nossa economia, faz com que o produto seja vendido de forma mais barata e seja mais acessível para as pessoas. 

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2024, o Olire possui o preço médio sugerido pelo fabricante de R$ 307,26 (embalagem com uma unidade). 

Já o kit com três canetas, onde a caneta individualmente sai mais em conta, R$ 760,61.

Como é administrado e quais os efeitos colaterais mais comuns do Olire? 

Com administração diária, a qualquer horário e independente das refeições, o Olire, que pode ser tomado por pacientes a partir de 12 anos, deve ser injetado de forma subcutânea, no abdômen, coxa ou parte superior do braço.

Indicado também para quem tem pré-diabetes ou resistência insulínica, seus efeitos colaterais mais comuns, segundo a bula, são:

  • Náusea (enjoo)
  • Vômito
  • Diarreia
  • Constipação
  • Dor de cabeça
  • Indigestão 
  • Gastrite 
  • Desconforto gástrico
  • Dor na região superior do estômago
  • Azia
  • Flatulência
  • Eructação
  • Boca seca
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Paladar alterado
  • Tontura
  • Insônia
  • Entre outros

Em casos mais graves e incomuns, a medicação também pode causar pancreatite, insuficiência renal aguda, batimento cardíaco acelerado, inchaço na face e na garganta, e dificuldades para respirar.

Caso apresente algum sintoma como este ou similar, procure um pronto-socorro imediatamente.

Quando não usar o Olire? 

Olire não deve ser usado em situações específicas que podem colocar a saúde em risco. 

O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia à liraglutida ou a qualquer componente de sua fórmula, bem como durante a gravidez e a amamentação. 

Também não é recomendado quando há doenças graves no fígado, nos rins ou no coração, ou em casos de gastroparesia e outros distúrbios digestivos importantes. 

E o principal nisso tudo: Olire não deve ser usado sem uma indicação médica prévia, por conta própria. 

Ainda que sua compra exija uma receita, é comum termos produtos como esse sendo contrabandeados, com preços inferiores e sem esta exigência. 

Isso é muito grave, sério e perigoso, podendo até causar a morte do paciente. 

Portanto, se você sofre com o sobrepeso ou obesidade, e gostaria de iniciar o tratamento com Olire, consulte um médico de sua confiança antes! 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o Olire, envie este conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!