8 dicas para manter o peso perdido - Drª Flávia Tessarolo

8 dicas para manter o peso perdido


A dúvida é sempre a mesma entre as pessoas que estão em tratamento para perda de peso: Como faço para manter o peso que perdi até agora? Qual é o segredo das pessoas que conseguem manter o peso? Existe alguma estratégia nessas horas?

Bem, na verdade não existe segredo nenhum. Todo mundo sabe que para emagrecer e manter o peso perdido é preciso uma boa dose de organização e, claro, disciplina. Caso contrário, de nada adianta todo o esforço investido até então.

Pensando nisso, separei 8 dicas para o sucesso da manutenção do peso perdido. Confira!

1 – Faça um diário alimentar

O diário alimentar ajuda a desenhar um panorama da sua alimentação ao longo dos dias.

Os estudos mostram que anotar tudo o que comemos auxilia na perda e também na manutenção do peso. Já experimentou fazer um diário alimentar? É muito simples! Basta pegar um pedaço de papel e começar a anotar todas as suas refeições, inclusive os deslizes. No final da semana, você terá em mãos um panorama da sua alimentação ao longo dos dias.

2 – Faça exercícios físicos diariamente

Nunca deixe de lado os exercícios físicos. Eles são extremamente importantes para a manutenção do peso.

Você sabia que a maioria das pessoas que se exercita em média 1 hora por dia, consegue manter o peso perdido mais facilmente? Por isso, o exercício físico deve ser prioridade dentro da sua rotina. Em tempos de quarentena, a solução é fazer exercício na sala de casa mesmo. O que não pode é parar.

3 – Faça o desjejum diariamente

Nada de pular o café da manhã. Em matérias anteriores aqui no site, comentei sobre a importância do QUANDO comer, ou seja, falei sobre o fato de que não basta se exercitar e comer bem se você não está comendo nos horários corretos. Começar o dia com um bom café da manhã é o primeiro passo para controlar o peso

4 – Suba na balança 1 vez por semana

De nada adianta subir na balança todos os dias. Estipule um dia da semana para isso e alinhe com o seu médico um “peso alerta”, ou seja, um peso que, se for alcançado, deve ser rapidamente eliminado. Dessa forma, você começa a trabalhar com metas palpáveis e estratégias mais eficazes.

5 – Reduza o tempo na frente da TV

Reduza o tempo na frente da TV. Troque tempo ocioso por tempo de qualidade.

Reduza o tempo na frente da TV. Isso vale para computador, celular e tablet também. Opte por trocar o tempo ocioso por tempo de qualidade, com gasto de energia. Dessa forma, você foge do sedentarismo, grande vilão do emagrecimento.

6 – Elimine bebidas açucaradas

Bebidas açucaradas como refrigerantes, por exemplo, são grandes vilãs do emagrecimento.

Essa dica é extremamente importante. Por conta da quarentena, muitas pessoas estão se alimentando mal e aumentaram o consumo de açúcar por meio de bebidas açucaradas, como refrigerantes. Isso vale também para os alimentos processados e ultraprocessados.

Neste caso, o ideal é eliminar ou reduzir o consumo dessas bebidas e alimentos. Reduzir o consumo de açúcar é primordial para quem quer emagrecer e manter o peso perdido.

7 – Siga o seu plano alimentar

Seguir o plano alimentar proposto pelo profissional que o acompanha é muito importante para o sucesso do tratamento. No entanto, na hora de optar por um plano alimentar, dê preferência para aquele que respeite a sua rotina, as suas preferências e cultura. Assim, a chance de mantê-lo a longo prazo é muito maior.

8 – Priorize dietas ricas em proteínas, fibras e água

As proteínas, fibras e água, quando juntas, reduzem o apetite e facilitam a manutenção do peso perdido. Por isso, opte por dietas que sejam ricas nessas substâncias para ter maior sucesso no processo de manutenção do peso perdido..

Além de todas essas 8 dicas, não esqueça de manter o seu acompanhamento médico e nutricional. Você não precisa fazer isso sozinho! Procure ajuda e orientação. Afinal, ter alguém para “prestar contas” e dar apoio faz toda a diferença, não é mesmo?