Como armazenar a insulina em dias de calor?
Uma dúvida comum entre diabéticos que fazem uso de insulina é: “Doutora, como faço para armazenar a insulina? De fato, não pode descuidar, principalmente em cidades muito quentes. É preciso tomar alguns cuidados. Listei 5 pontos que devem ser levados em consideração:
- Conserve a insulina que ainda não foi aberta na geladeira, entre 2 e 8 graus. Nesse caso, siga a data de validade determinada na embalagem.
- Nunca guarde a insulina na porta da geladeira, pois esse é o local onde a temperatura mais varia. Nas prateleiras próximas ao freezer também não, pois as temperaturas nesses locais podem ser mais baixas que 2 graus.
- Não congele a insulina.
- Mantenha, caso queira, a insulina que está em uso fora da geladeira, mas em temperaturas inferiores a 30 graus. Nesse caso, seu prazo de validade varia de 4 a 8 semanas, dependendo da insulina (veja essa informação na bula).
- Em dias muito quentes, se você for passar muito tempo ao ar livre, mantenha a insulina em uma bolsa térmica ou isopor. A mesma recomendação vale para viagens longas
Com esses cuidados, você garante a qualidade da insulina, o que é fundamental para o sucesso do seu tratamento.