Insônia na menopausa: como superar?
Superar a insônia na menopausa não é uma tarefa fácil. Se você está na perimenopausa (transição para a menopausa) ou na menopausa em si e tem insônia, você entende perfeitamente o que estou querendo dizer.
Saiba que você não está sozinha! As mulheres nessa fase da vida, são mais suscetíveis a ter insônia e outros distúrbios do sono. No entanto, sabemos que não dormir bem afeta a qualidade de vida e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade.
Por que isso ocorre?
Os calores e suores noturnos, decorrentes da deficiência de estrogênio, o principal hormônio feminino, atrapalham a qualidade do sono. Assim como, o humor deprimido e a ansiedade, muito comuns nessa fase da vida.
Além disso, temos um menor relaxamento do sistema nervoso central decorrente da menor produção ovariana de progesterona.
5 dicas para superar a insônia na menopausa
Diante de tudo que foi falado, como fazer para ter um sono de qualidade? Confira 5 importantes dicas que separei pra você:
1- Tenha uma rotina de exposição adequada à luz do sol
Realizar as tarefas da rotina diária durante o dia e se expor a luz do sol, é fundamental para o nosso corpo “entender” que a noite é hora de relaxar e dormir.
2- Mantenha o quarto escuro, em silêncio e com temperatura adequada
Crie também uma rotina na hora de dormir. Pode ser ler um livro, fazer uma oração ou tomar um chá relaxante, por exemplo.
3- Pratique atividade física regular, mas evite exercícios intensos a noite
Exercícios intensos à noite liberam hormônios que promovem o bem-estar, mas nos deixam mais agitados. Isso dificulta o início do sono e compromete a sua qualidade.
Dê preferência aos exercícios que relaxam como, por exemplo, yoga e alongamento.
4- Evite se expor a luz de telas, como TV, celular e computador 1 a 2 horas antes de dormir
As luzes artificiais, inclusive as luzes das ruas da cidade, prejudicam e muito o nosso sono.
Lembre-se sempre que é no escuro que o nosso corpo “entende” que é hora de relaxar.
5- Evite também o consumo de álcool à noite, bem como de cafeína a partir da tarde
Em um primeiro momento, você pode até dormir sob o efeito do álcool, mas o sono não é reparador e o cansaço vai ocorrer no dia seguinte.
Já a cafeína é estimulante. Fuja dela à tarde e à noite se você tem problemas com o sono.
Vale lembrar que mulheres com fogachos, suores noturnos e alterações do humor, podem se beneficiar da Terapia Hormonal da Menopausa. Para isso, é indispensável que procure a ajuda de um especialista. O médico endocrinologista é o mais indicado!