5 dicas para uma infância saudável
Você sabia que plantar a semente de uma infância saudável é o primeiro passo para criar adultos saudáveis? Pois é, e tem mais: ter uma infância saudável é uma responsabilidade que começa na família. São atitudes simples, que começam no dia a dia, mas que possuem grande impacto no futuro.
Pensando nisso, já que estamos no mês de outubro, o mês do Dia das Crianças, que tal pensarmos em um “presente” que elas levarão para o resto da vida? E não estou me referindo a bens materiais.
Separei 5 dicas para você.
Confira:
- Faça compras de supermercado saudáveis: sempre opte por mais verduras, legumes, frutas e menos alimentos processados e ultraprocessados;
- Prefira o equilíbrio ao invés da proibição: é muito melhor dizer: “Olha que fruta linda, vamos experimentar?”. Do que dizer: “Está proibido comer biscoito recheado!”;
- Controle o tempo da criança na frente de telas: isso vale para as telas de computadores, tablets, celulares e TV;
- Estimule brincadeiras ao ar livre: brincar é sempre o melhor remédio!
- Seja exemplo positivo sempre!
Infância saudável e obesidade
Para falarmos sobre infância saudável, não podemos deixar de falar sobre a obesidade infantil. Infelizmente, trata-se de uma realidade. Para você ter uma ideia, segundo dados de 2020 do Ministério da Saúde, 1 em cada 3 crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso.
Caso nada seja feito, essas crianças acima do peso serão adultos obesos com todas as doenças associadas à obesidade como diabetes, hipertensão e doenças do fígado, por exemplo.
Além disso, caso esse quadro não se reverta, o Brasil vai ocupar o quinto lugar no ranking de obesidade infantil em 2030. Temos que mudar esse cenário!
Lembre-se que a mudança necessária começa dentro de casa. Vamos juntos?😉