Como manter as glândulas adrenais saudáveis

Mantenha as suas glândulas adrenais saudáveis se quiser que o seu metabolismo funcione bem!


Você sabe o que são as glândulas adrenais ou supra-renais?

Com função de produzir hormônios importantes para o nosso corpo, as duas existentes, geralmente, são pouco conhecidas pela população, mas contam com uma responsabilidade imensa para o metabolismo humano. 

Vamos saber mais? 

É só continuar a leitura!

O que são as glândulas adrenais

As glândulas adrenais desempenham um papel essencial na regulação de diversas funções do organismo por meio da produção de hormônios. 

Localizadas cada uma acima de um rim, elas se dividem em córtex e medula.

O córtex adrenal é responsável pela síntese de corticosteróides, como o cortisol, que influencia o metabolismo e a resposta ao estresse, e a aldosterona, que regula o equilíbrio de sódio e potássio no corpo. 

Já a medula adrenal secreta catecolaminas, como a adrenalina e a noradrenalina, hormônios que nos preparam para situações de emergência, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a disponibilidade de energia.  

Além dessas funções, as supra-renais também produzem pequenas quantidades de hormônios sexuais, que podem complementar a ação dos hormônios produzidos pelas gônadas. 

Você sabia?

Quais são os hormônios produzidos por elas

As glândulas adrenais produzem os seguintes hormônios, cada um com a sua função no organismo:

  • Cortisol
  • Aldosterona
  • Adrenalina
  • Noradrenalina
  • Testosterona
  • Androstenediona
  • SDHEA
  • 17 OH Progesterona

Alterações podem levar a distúrbios hormonais

Quando falei, no início do texto, sobre a imensa responsabilidade das glândulas adrenais para a gente, estava falando sério, pessoal!

Alterações no funcionamento delas podem levar a distúrbios hormonais, como a Doença de Addison, caracterizada pela insuficiência adrenal, e a Síndrome de Cushing, que é resultante do excesso de cortisol.

As glândulas adrenais também podem ser acometidas por nódulos, benignos ou malignos, funcionantes (quando produzem hormônios) ou não funcionantes (quando não produzem).

Nos funcionantes, além da Síndrome de Cushing, podemos ter produção de adrenalina e noradrenalina em excesso, desenvolvendo feocromocitoma; ou de aldosterona, na condição que chamamos de aldosteronoma.

Dependendo do caso, exames de imagem, como ressonância ou tomografia de abdome superior, podem ser solicitados pelo médico. 

Também é possível verificar como essas glândulas estão a partir da dosagem dos hormônios produzidos pelas adrenais no sangue, urina e saliva (no caso do cortisol), ou cintilografia de corpo inteiro com I131 MIBG, nos casos de suspeita de feocromocitoma, que falei acima.

Em caso de possível remoção das mesmas, o procedimento mais realizado é o de laparoscopia.

Como cuidar das glândulas adrenais

Para que as glândulas adrenais funcionem bem e o metabolismo do seu corpo também, não há segredo. 

Com uma alimentação equilibrada, hidratação, que mantém o equilíbrio dos eletrólitos e apoia a função adrenal, sono de qualidade e redução do estresse para controlar os níveis de cortisol, meio caminho já está andado. 

Praticar atividade física e reduzir o consumo de cafeína, álcool e açúcar também é recomendado. Em alguns casos de deficiência nutricional, vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e ômega-3 podem ser indicados pelo médico.

Na dúvida, consulte sempre um profissional e mantenha o seu check-up em dia.

As suas glândulas adrenais e o seu corpo agradecem!

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre as nossas glândulas adrenais, mande esse conteúdo para quem também precisa saber.

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!