O que se sabe sobre o Estudo FLOW e a semaglutida

O que se sabe sobre o Estudo FLOW e os efeitos positivos trazidos pela semaglutida


Um estudo recente, conhecido como Estudo FLOW, foi divulgado pelo laboratório Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e do Wegovy, e vem sendo destaque em diversos congressos de endocrinologia e metabologia ao redor do mundo. 

Como já te contei por aqui, essas são medicações que pertencem a uma classe conhecida como os “análogos de GLP1” e que têm, como princípio ativo, a semaglutida. 

Acontece que, além dos efeitos positivos trazidos pela semaglutida quanto ao tratamento do diabetes e da obesidade, o Estudo FLOW apontou mais vantagens de se usar o composto, desta vez voltadas para o tratamento de pessoas com doenças renais e com diabetes tipo 2 simultaneamente.

Continue a leitura para saber mais!

Sobre o Estudo FLOW 

O Estudo FLOW foi realizado, pela Novo Nordisk, em 28 países e cerca de 400 locais de investigação.

No total, foram 3.533 participantes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica participando da pesquisa.  

Desde 2019, quando teve início, o FLOW tinha como objetivo confirmar o atraso na progressão da doença renal crônica pelo uso da semaglutida e, também, a sua contribuição para a redução do risco de mortalidade renal e cardiovascular.

Redução no risco de doenças renais e mortalidade 

Ao comparar o uso da semaglutida injetável de 1,0 mg com um placebo, o estudo, portanto, conseguiu apontar uma significativa redução de 24% no risco de morte por causas renais e da doença renal evoluir para diálise ou necessidade de transplante renal em pessoas com diabetes tipo 2. 

Além disso, seus resultados mostraram uma redução de 29% na mortalidade cardiovascular e de 20% na mortalidade geral nas pessoas tratadas com semaglutida.

Segurança e tolerabilidade

A segurança e a tolerabilidade da semaglutida também foram confirmadas pelo Estudo FLOW, alinhando-se com outros estudos anteriores. 

Para quem não sabe, a segurança de um medicamento é avaliada a partir de seus efeitos adversos e riscos associados, o que inclui a identificação e monitoramento de qualquer efeito colateral ou reação adversa que possa ocorrer durante o tratamento.

Já a tolerabilidade tem a ver com a capacidade dos pacientes de suportarem o medicamento sem experimentar efeitos colaterais significativos que levem à interrupção do tratamento. 

Em outras palavras, ele mede como os pacientes reagem ao medicamento em termos de efeitos colaterais leves ou moderados que não prejudicam a continuidade do tratamento.

Sobre o Estudo Select 

Além do Estudo FLOW, outro estudo conduzido pela Novo Nordisk, o Select, também apontou benefícios no uso do Wegovy. 

Já em sua fase 3, o Select já analisou 17.604 adultos com mais de 45 anos com sobrepeso e doença cardiovascular de 41 países diferentes.

Entre os resultados, o grupo de 9.000 participantes que recebeu injeções semanais de semaglutida apresentou uma redução de 20% de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio e AVC (derrame cerebral) em comparação com o grupo que recebeu placebo.

Por que tudo isso é importante? 

“Dra. Flavia, por que você está me contando isso? Poderei tomar semaglutida, seja como Wegovy, seja como Ozempic, para tratar meus problemas renais ou reduzir meu risco cardiovascular?”

A intenção é justamente essa – se o seu caso se encaixar, é claro. 

São a partir de estudos como esses que as agências reguladoras desses medicamentos, como a Anvisa, aqui no Brasil, e a FDA, nos Estados Unidos, podem adicionar esses efeitos positivos na bula e, a partir daí, fazer com que os médicos os receitem nos respectivos tratamentos de pacientes. 

A FDA já aprovou por lá. Por aqui, o pedido ainda está em análise pela Anvisa. 

Por aqui, continuarei de olho, me atualizando e te informando sobre quaisquer novidades. Assim que a autorização da Anvisa sair, este conteúdo será atualizado. 

Para finalizar 

Agora que você já sabe tudo sobre o Estudo FLOW, compartilhe essa informação com quem também precisa saber. 

Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin. 

É fácil e rápido!

Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras. 

Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.

Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.

Eu espero você, combinado? 

Ah! E eu também atendo online!

Muito obrigada pela leitura até aqui e até o próximo post!