Associação entre diabetes e vermes é falsa: veja o que dizem entidades
Recentemente, a publicação de um nutricionista deu o que falar nas redes sociais.
Ao falar sobre o diabetes, o profissional relacionou a presença de vermes à condição e afirmou que uma suposta desparasitação “poderia eliminar toda e qualquer possibilidade de doença”, o que é absolutamente falso.
Em comunicado, entidades como a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Associação Brasileira de Estudo da Obesidade (Abeso) e o Conselho Federal de Nutrição (CFN) se posicionaram contra a notícia falsa.
Saiba mais!
O que é o diabetes
O diabetes, antes de mais nada, como explico nesta página sobre a minha área de atuação, é uma doença que é causada pela produção insuficiente ou dificuldade de ação da insulina no organismo por inúmeros mecanismos.
A insulina, por sua vez, é o hormônio que regula a glicose no sangue garantindo energia para o corpo.
Com as falhas citadas, ocorre o aumento da glicose no sangue, ocasionando a doença.
O diabetes, apesar de ter tratamento, é uma condição que não tem cura.
Sendo assim, relacioná-lo à presença de vermes no corpo é algo sem cabimento e que prejudica não apenas a classe médica e científica que desenvolve um trabalho sério, como os próprios pacientes em tratamento, que podem ser enganados por uma inverdade como essa.
O que diz o comunicado conjunto
O comunicado feito em conjunto entre a SBEM, a Abeso, o CFN e o SBD reafirma o óbvio: diabetes não é causado por vermes.
Em virtude da repercussão do caso, as sociedades decidiram fornecer mais esclarecimentos e informações à população dada a gravidade do caso.
Abaixo, o comunicado completo, o qual faço questão de endossar.
Ele também pode ser acessado aqui.
“Em virtude da repercussão a respeito da pretensa informação acerca do diabetes ser causado por vermes, as três Sociedades Científicas – SBD, SBEM e ABESO, bem como o CFN – observaram a necessidade de dar esclarecimentos e orientações sobre o tema, dada sua relevância e impacto na vida da população.
O diabetes é uma doença altamente prevalente, atingindo mais de 537 milhões de indivíduos no mundo segundo a Federação Internacional de Diabetes, sendo 20 milhões de brasileiros acometidos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Trata-se de uma condição clínica, crônica e sem cura, que pode ser acompanhada de complicações impactantes, como cegueira, insuficiência renal, amputações de membros inferiores, doenças cardiovasculares, entre outras, levando à mortalidade precoce sobretudo naquelas pessoas com controle inadequado da doença.
Portanto, é de suma importância que essas pessoas estejam totalmente engajadas no tratamento adequado.
Têm sido veiculadas matérias na mídia sobre profissionais que defendem a ideia de que vermes estariam envolvidos no surgimento do diabetes, inclusive defendendo e, eventualmente, oferecendo tratamento antiparasitário para suposta cura da doença.
Isso é um completo absurdo, sem qualquer embasamento científico.
Além de ludibriar a população com informações enganosas, expõem as pessoas com diabetes à possibilidade de abandono dos tratamentos adequados, colocando-as em risco, inclusive de morte.
As Sociedades e o Conselho que aqui assinam este posicionamento reforçam a necessidade de buscar profissionais sérios e comprometidos com a ciência para o tratamento adequado das pessoas com diabetes, evitando práticas oportunistas e equivocadas, muitas vezes visando exclusivamente o lucro em detrimento da saúde desses indivíduos.”
Cientistas são processadas
O caso também fez com que as cientistas Laura Marise e Ana Bonassa, do canal Nunca Vi Um Cientista, sofressem um processo judicial movido pelo nutricionista que propagou a informação falsa.
No vídeo publicado pelas profissionais, de acordo com informações do g1, ambas, de maneira correta, desmentiam a associação diabetes x vermes.
No fim de setembro, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a decisão da Justiça de São Paulo que as condenou a pagarem indenização por danos morais.
Fica registrado aqui todo o meu apoio à comunidade científica e às cientistas Laura Marise e Ana Bonassa!
Para finalizar
Agora que você já sabe que diabetes NÃO é causado por vermes, compartilhe essa informação com quem também precisa saber.
Você pode copiar e enviar o link para a pessoa ou clicar em qualquer um dos botões abaixo, de compartilhamento nas redes sociais Facebook, X (antigo Twitter) e Linkedin.
É fácil e rápido!
Não deixe de marcar a sua consulta comigo se tiver mais dúvidas e/ou quiser tratar questões relacionadas à obesidade, diabetes, menopausa, tireoide, entre outras.
Fale com a minha equipe pelas redes sociais no @draflaviatessarolo, pelo telefone (27) 3029-4243 ou pelo WhatsApp no número (27) 99954-3174.
Meu consultório fica na Rua das Palmeiras, 685, Sala 511, em Santa Lúcia, Vitória – ES.
Eu espero você, combinado?
Ah! E eu também atendo online!