Obesidade infantil X Quarentena - Drª Flávia Tessarolo

Obesidade infantil X Quarentena


A obesidade infantil tornou-se uma questão ainda mais preocupante agora que estamos em período de quarentena.

O isolamento social trouxe uma nova realidade para nossas crianças e adolescentes.

Com todas as atividade presenciais suspensas, o acesso fácil a geladeira e despensa, aliado ao comer emocional, em muitos casos, criam um ambiente propício para quilos a mais na balança e saúde de menos.

O problema é que sobrepeso e obesidade infantil são problemas crescentes, mesmo antes da pandemia. A quarentena, apesar de ser uma situação incômoda para todos, é um excelente oportunidade de iniciar uma mudança de comportamento em toda a família e transformar o cenário da doença.

Quer saber como?

Faça as refeições em família

Uma excelente estratégia de mudança de hábitos alimentares e fazer as refeições à mesa com seus filhos. Pais que estão trabalhando em home office tem agora essa opção.

Planeje o cardápio

Planejamento é tudo. Pegue um dia da semana para planejar o cardápio dos dias seguintes e, se possível, cozinhe em casa incentivando a participação das crianças no preparo dos alimentos.

Experimente coisas novas

Experimente receitas novas, mais saudáveis e saborosas com legumes, verduras, frutas e cereais. Ao compartilhar essas experimentações você acaba influenciando quem convive com você.

Evite alimentos processados e ultraprocessados

Evite de todas as formas ter em casa alimentos processados e ultraprocessados como, por exemplo, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes, macarrão instantâneo. Esses alimentos são ricos em gorduras, açúcar e sal. Caso tenha, deixe- os fora de alcance.

Tenha disciplina

Disciplina é fundamental. É preciso ter rotina, ter hora pra comer, dormir, acordar, estudar, brincar, jogar…

Por fim, lembre-se sempre: seu filho seguirá o seu exemplo!